segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

JOVENS DO PAE PARTICIPAM DE CURSO DE MANEJO FLORESTAL


O Formar Florestal é uma iniciativa do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e do Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Castanhal, com o apoio do Fundo Vale. Do Assentamento Juruti Velho/ACORJUVE participaram os jovens Josivan Paz (Açaí), Messias Santos (Santa Rita de Cassia - Miri) representantes a ACORJUVE, Luiz Matos (Surval) e Vandreia Pinto (Açaí) pela AFMB. Messias da comunidade Santa Rita avalia sua participação no curso com estrema relevância, pois estar tendo a oportunidade de ampliar seus conhecimentos em gestão comunitária e participativa. “Uma das vantagens maiores foi conhecer e trabalhar com os produtos madeireiros e não madeireiros”. Josivan   da comunidade Açaí diz que o curso tem proporcionado o conhecimento dos produtos florestais utilizado de forma sustentável. “ para mim o diferencial foi o tempo comunidade, pois usamos a teoria aplicado na pratica e passei a conhecer melhor a realidade e discutir os problemas internos de minha comunidade. Ressaltou Josivan.
 
O Curso teve duração de oito meses e foi realizado com base na Alternância Pedagógica, onde os tempos e espaços de formação comunidade-escola são alternados, visando uma problematização da realidade e reflexão a partir dos conhecimentos técnicos e científicos repassados aos alunos durante as etapas de formação, que iniciaram dia 24 de abril de 2014, em Santarém.

Manejo Florestal Comunitário (Formar Florestal). Concorreram as vagas 69 pessoas. Dentre os critérios para selecionar os 25 participantes estava o local de residência ou atuação do candidato, que deveria atuar em comunidades tradicionais, Unidades de Conservação e/ou Assentamentos da reforma agrária nas áreas de abrangência das rodovias BR163 e Transamazônica, este ano 15 lideranças do PAE Juruti Velho representantes da ACORJUVE estão concorrendo uma vaga no FORMAR/15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário