quarta-feira, 26 de março de 2014

PROBLEMA EM MICROSSISTEMA DEIXA MAIS DE 3 MIL PESSOAS SEM ÁGUA NA VILA MUIRAPINIMA, EM JURUTI VELHO


Mais de 300 famílias da Vila Muirapinima, na região de Juruti Velho, estão sem água em casa. O microssistema que distribui a água para as mais de 3 mil pessoas da vila, distribuídas nos bairros Castanheira, Alegria, Prainha e Centro, apresentou problema na última 5ª feira, 20, provocando a interrupção no fornecimento da água
Enquanto isso, muitas famílias estão buscando no lago da comunidade, a água necessária para o preparo da alimentação, lavagem de roupa, banho.

Segundo informações repassadas pela ACORJUVE – Associação das Comunidades da Região de Juruti Velho, a unidade de saúde da Vila Muirapinima suspendeu o atendimento por causa da falta de água.

“Para fazer almoço, café, a gente busca água na beira do rio. Ainda bem que Deus tem mandado chuva pra gente utilizar essa água na limpeza do banheiro, lavar louça”, relata a dona de casa Raimunda Natividade.

“Eu busco água na beira do rio para que meus filhos possam tomar banho antes de ir pra escola”, contou Venilse Xavier, moradora do bairro Castanheira.
“Se nós não tivéssemos acesso a outros recursos como rio e outras comunidades que fornecem a água própria para o consumo situação estaria pior. O grande problema é água para beber e pra usar no banheiro”, disse o professor Abidon Brito. A falta de água também tem prejudicado o preparo da merenda escolar. Ontem, por conta disso, a direção das três escolas da Vila Muirapinima (02 municipais e 01 estadual) decidiu interromper as aulas até que o fornecimento seja normalizado.

De acordo o secretário de Governo de Juruti, Sebastião Soares, a peça para reposição estará chegando na manhã desta 5ª feira, 27, de Santarém, e que à tarde o abastecimento de água estará normalizado.