quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

DIREÇÃO, ASSESSORIA, CONSELHO E FUNCIONARIOS DA ACORJUVE VISITAM O SETRO MINERARIO E AS INSTALAÇÕES DA ALCOA








No dia 03/02(sexta feira) houve uma visita as operações de lavras da ALCOA os moradores do PAE ficaram assustados com a grandiosidade e agressividade das operações da ALCOA. Os danos socioambientais são maiores do imaginávamos.






Diretor Local da Alcoa expondo o projeto de reflorestamento após à retirada da bauxita.

Diretor Financeiro da Acorjuve emocionado ao falar da destruição da floresta.




Madeira estraga no pátio da Alcoa.




A tristeza expressada no olhar perdido de um dos comunitários da PAE Juruti Velho, procurando uma justificativa para tanta destruição.







ENCERRAMENTO DO PROJETO COSTURANDO RELAÇÕES


Através do Projeto Costurando Relações idealizado pela ACORJUVE  foi realizada no dia 09 de fevereiro, no Barracão Jamachi, no distrito Muirapinima, a solenidade de entrega dos certificados às beneficiárias da associação. O projeto visa à geração de emprego e renda e contou com a parceria da Prefeitura de Juruti, através da Secretaria de Assistência Social (SEMAS).


Abertura com celebração da Palavra





Neste primeiro modulo foram qualificadas 44 mulheres, nos cursos de fabricação de redes 15, crochê participaram 14 mulheres e o de corte e costura 15. Durante 10 dias de curso com carga horária de 80 horas aula em dois turnos, ministrados por Raimunda Gato e Belmira Vieira (produção de redes), Maria Betânia (produção em crochê) e Norma Goes (corte e costura) todas da Associação dos Artesãos de Juruti (AMJU).


Para Luziele Guerreiro de Souza, de 36 anos, da comunidade Pompom o inicio do Projeto. Significa um sonho realizado em cada um de nós que fomos qualificados com esse primeiro curso de capacitação de corte e costura, crochê e também de produção de redes. Porque é um sonho que está sendo realizado hoje aqui dentro da nossa região de Juruti Velho. Isso não vai beneficiar só nós como mães, mas também nossos filhos, nossas filhas que também já estão começando esse aprendizado”.
Imaculada cheia de alegria e de muita energia.

As comunidade assistidas pelo Projeto: Açai, Açailândia, Maravilha, Santa Madalena, Mocambo, Bom Jesus, Capitão, Capelhinha, Nova Macaiani, Popom, Capiranga, Santo Antoio da Ingrácia, Vila Muirapinima e Zé Maria 



Dona Raimunda Gato exemplo de determinação e coragem



Ir. Brunildes - fonte de coragem, sabedoria e força no PAE Juruti Velho


Durante a solenidade estiveram presente a Senhora Aparecida Camarão - Secretária de Assistência Social, Gleizer Silva - o coordenador do programa Bolsa Familia em Juruti, Irmã Deca Coordenadora do PETI Juruti Velho, Irmã Brunildes e Irmã Joanita da Congregação das irmãs Franciscanas de Maristela, Pr. Ismael da Igreja Assembleia de Deus e Pr. Julielson Bruce da Igreja Congregação da Paz, Jonas Moraes - secretário adjunto de Governo, Gerdeonor Pereira - presidente da ACORJUVE, Cleverson Mafra, - o vereador presidente do legislativo e  Zé Maria - Deputado estadual