sábado, 25 de junho de 2011

DESMAMENTO DA AMAZÔNIA AUMENTOU 72% EM MAIO DE 2011


20/6/2011

O desmatamento da floresta Amazônica em maio desse ano foi de 165 quilômetros quadrados. Se comparado com os 96 quilômetros quadrados desmatados no mesmo mês do ano passado, o dado representa um aumento de 72%. As informações são do Boletim Transparência Florestal, divulgado hoje (17) pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).
A reportagem é de Amazônia.org.br, 17-06-2011.

O Estado que mais desmatou foi o Pará, responsável por 39% do desmatamento total, seguido por Mato Grosso (25%) e Rondônia (21%).  O restante ocorreu no Amazonas (12%), Tocantins (2,5%) e Acre (0,1%).

Em maio de 2011, o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) monitou apenas 47% da área florestal na Amazônia Legal. Os outros 53% do território estavam cobertos por nuvens o que dificultou o monitoramento na região central e norte do Pará, e nos Estados do Amapá e Roraima que tiveram mais de 80% da área florestal coberto por nuvens
O desmatamento acumulado no período de agosto de 2010 a maio de 2011, correspondendo aos dez primeiros meses do calendário atual de desmatamento, totalizou 1.435 quilômetros quadrados.  Houve um aumento de 24% em relação ao período anterior (agosto de 2009 a maio de 2010) quando o desmatamento somou 1.161 quilômetros quadrados.
As florestas degradadas na Amazônia Legal - áreas em que a mata é explorada ou queimada, mas não totalmente derrubada - somaram 248 quilômetros quadrados em maio de 2011.  Desse total, 42% ocorreu em Mato Grosso, seguido pelo Pará (27%), Rondônia (22%), Amazonas (7%), Tocantins (1,5%), e Acre (0,5%).
A degradação florestal acumulada no período de agosto de 2010 a maio de 2011 totalizou 6.081 quilômetros quadrados.  Um aumento de 363%, em relação ao mesmo período do ano anterior, quando a degradação somou 1.312 quilômetros quadrados.
Carbono Afetado pelo Desmatamento
O Imazon também realiza o levantamento do carbono florestal comprometido pelo desmatamento.  Em maio de 2011, foram 2,8 milhões de toneladas (com margem de erro de 303 mil toneladas).  Isso representa um aumento de 55,6% em relação a maio de 2010 quando o carbono florestal afetado foi de 1,8 milhões de toneladas.
 Em relação ao período acumulado, de agosto de 2010 a maio de 2011, foi de 22,8 milhões de toneladas (com margem de erro de 587 mil toneladas).  Em relação ao mesmo período do ano anterior (agosto de 2009 a maio de 2010) houve um aumento de 5,7% na quantidade de carbono comprometido pelo desmatamento.
 O aumento relativo (10,1%) do carbono florestal afetado pelo desmatamento no período de agosto de 2010 a maio de 2011 em relação ao período anterior (agosto de 2009 a maio de 2010) foi menor do que o aumento relativo de 24% do desmatamento detectado pelo SAD durante o mesmo período.  Isso sugere que o desmatamento esse ano está ocorrendo em áreas com menores estoques de carbono florestal.

PASTORAL DA CRIANÇA EM PARCERIA COM A ECOOIDEIA INCENTIVA A PRODUÇÃO DE PLANTAS E ERVAS MEDICINAIS EM JURUTI VELHO

A produção de ervas e plantas medicinais iniciou na Vila Muirapinima há cerca de 45 dias, com a implantação de uma horta nas dependências do Casulo Municipal. O trabalho já apresenta bons resultados e por isso será levado a outras comunidades da Região de Juruti Velho.
Na próxima terça-feira, dia 28 de junho, às 9 horas da manha, representantes da Pastoral da Criança e da Ecooideia estarão na comunidade do Pompom a fim de incentivar os moradores de lá a implantarem uma horta medicinal. Com isso, eles pretendem contribuir com uma vida saudável, fazendo com que as pessoas possam usar da farmácia viva utilizando os conhecimentos e a sabedoria popular.
O uso de plantas medicinais pela população mundial tem sido muito significativo nos últimos tempos. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que cerca de 80% da população mundial fez o uso de algum tipo de erva na busca de alívio de alguma doença dolorosa ou desagradável.
Desse total, pelo menos 30% deu-se por indicação médica. A utilização de plantas medicinais, tem inclusive recebido incentivos da própria OMS.
São muitos os fatores que vêm colaborando no desenvolvimento de práticas de saúde que incluam plantas medicinais, principalmente econômicos e sociais.

IMAGENS DA OPERAÇÃO EM JURUTI VELHO



REGIÃO DE JURUTI VELHO RECEBE EQUIPE DA FORÇA NACIONAL

No período de 20 a 23 de junho, integrantes de órgãos que compõem a Força Nacional estiveram na região do Projeto Agroextrativista Juruti Velho.INCRA, IBAMA, Polícia Federal e Força Nacional enviaram representantes a esta região a fim de verificar de perto a violência no campo e a exploração ilegal de madeira. O presidente da Associação das Comunidades da Região de Juruti Velho, Gerdeonor Pereira, avaliou positiva a atuação da Força Tarefa, principalmente pela pouca atuação dos órgãos competentes em virtude da falta de estrutura e de pessoal para atender a todo o município de Juruti. Integrantes da Associação das Comunidades da Região de Juruti Velho, acompanharam a atuação da Força Tarefa Nacional e estão confiantes na diminuição de crimes praticados e que foram detectados pelo IBAMA e INCRA.