sábado, 16 de julho de 2011

17 DE JULHO É DIA DE PROTEÇÃO DAS FLORESTAS

O dia de 17 de Julho é o Dia de Proteção às Florestas, para nós, brasileiros, uma data como essa é de extrema relevância, visto que somos conhecidos mundialmente como o país das florestas.
 A Floresta Amazônica é a maior reserva genética e a maior floresta tropical do mundo, bem como abriga um quinto da água potável disponível na terra.
Infelizmente, esses números vêm diminuindo por conta da agropecuária e da indústria madeireira que têm devastado a região consideravelmente, tanto que nas últimas décadas o rombo provocado na região totaliza uma área superior à da França.
Apenas entre os anos de 2001 e 2002, o índice de desmatamento aumentou em 40%.
Diante desses números, cabe aproveitar a data para refletir sobre nossas atitudes e repensar as políticas públicas ambientais.

Foto: Bel - Força Tarefa em Juruti Velho - Junho 2011

 Há diversas ONGs e entidades engajadas em preservação do meio ambiente que buscam voluntários e a população também tem o direito e o dever de cobrar as autoridades responsáveis, fazer denúncias sobre exploração ilegal de reservas naturais, por exemplo.
É preciso criar projetos de responsabilidade social, comunitário e ambiental que busquem evitar que o desmatamento das florestas se alastre.
É importante Aprender com a Natureza como nossos pais e avós, a participação das escolas, das Igrejas e da comunidade em geral em realizar ações que orientando as crianças desde o Ensino Fundamental, criando assim o respeito pela mãe terra.
Terra é parte de nós, quando cuido do que é meu estou cuidando de mim – essa é uma das frases da próxima musica, si nós cuidarmos da terra, a terra cuida de nós.

ATO PÚBLICO PELA CRIAÇÃO DE NOVOS ESTADOS CONTARÁ COM A PRESENÇA DO MARQUETEIRO DUDA MENDONÇA

 Um ato público será realizado na próxima quinta-feira na Câmara de Vereadores do município de Santarém, às duas e meia da tarde. Os membros do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós irão se reunir com a comitiva que luta pela criação do Estado de Carajás.
A reunião contará com a presença do publicitário Duda Mendonça, que está cuidando da campanha de criação do Estado de Carajás. Na ocasião, há a possibilidade de que o marqueteiro assuma também a campanha de criação do Estado de Tapajós.
 Não há nada confirmado ainda sobre esta possibilidade, uma vez que as comitivas das duas áreas que querem a emancipação deverão discutir pontos convergentes. 
 O marqueteiro Duda Mendonça esteve à frente da campanha presidencial do ex-presidente da República Luis Inácio Lula da Silva, em 2002. O líder do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós, professor Edvaldo Bernardo, ainda rebateu a atitude de parlamentares que querem que a consulta pública para a criação dos novos estado seja realizada em todo o Brasil.  Ele afirmou ainda que a ação é inconstitucional e o País não é parte interessada.

JURUTI SE PREPARA PARA RECEBER TURISTAS PARA O FESTRIBAL

Em 1986, Juruti iniciava a realização de um Festival Folclórico nascido, em verdade, do desejo de preservar as tradições históricas- culturais do município.
 Em julho de 1999, o Festival de numero 14 que alcançou o status de um dos maiores eventos do gênero do Oeste do Pará, trazendo como grande atração o encontro de duas "tribos" _ Muirapinima e Mundurukus
A Festa das Tribos, como se tornou conhecido o grande evento jurutiense, é realizada no último final de semana do mês de julho de cada ano. O município, no passado, abrigou um disperso núcleo de índios da nação Munduruku, catequizados pelo padre Manoel de Saches e Brito.
Inicialmente despretensiosa, a promoção obteve tanto sucesso que transformou-se, ao longo dos anos, no principal acontecimento cultural de Juruti, atraindo para a pequena cidade do Baixo Amazonas os habitantes dos municípios vizinhos, inclusive da amazonense Parintins já consagrada pela sua "festa do boi”
Aliás, é muito grande a influência de Parintins na Festa das Tribos a começar pela marcação rítmica das toadas, muito semelhante uma da outra e pela exigência do silêncio da torcida adversária quando se apresenta o grupo oponente.
 Os simpatizantes da tribo Muirapinima se referem aos adversários como "os do avesso". Já os adeptos da tribo Mundurukus chamam seus oponentes de "errados".
Em Parintins ambas as torcidas chamam a outra de "o contrário". Mas ninguém espere encontrar outros pontos de identificação:
O espetáculo de Juruti é ímpar na sua peculiaridade de exibição das tradições indígenas, como forma de induzir as pessoas _ notadamente os jovens _ a conhecer e reverenciar o legado cultural dos antepassados índios, revivendo suas tradições, cantos e rituais místicos
A Festa das Tribos, para atingir o brilhantismo na apresentação dos dois grupos concorrentes, utiliza todo o potencial dos artesãos locais, valorizando sobremaneira a sua criação artística.
Consegue, assim, a intensa participação de toda a população desde que são iniciados os preparativos dos Mundurukus e Muirapinima.

CONFIRMADA A DATA DA APRESENTAÇÃO DO RESULTADO DO ESTUDO FEITO PELA ECOOIDEIA NO PROJETO EXTRATIVISTA JURUTI VELHO

O estudo foi realizado nos últimos 10 meses nas 46 comunidades que formam a região de Juruti Velho. Para saber como é o dia a dia dos moradores, a entidade responsável pelo estudo aplicou questionários, entrevistas e usou uma metodologia que pudesse incentivar a participação dos comunitários nesse levantamento. O estudo vai possibilitar a elaboração de documentos que possam contribuir no desenvolvimento sócio-econômico das comunidades da região de Juruti Velho.
A fim de envolver os comunitários, foram realizadas oficinas, reuniões comunitárias e assembleias em diversas comunidades do PAE. O resultado desse estudo já está sendo analisado na Capital Federal e deve ser apresentado aos Ministérios Públicos Federal e Estadual, ao INCRA, à Associação das Comunidades da Região de Juruti Velho – ACORJUVE e à Mineradora ALCOOA.
Aos moradores da Região de Juruti Velho, o resultado desse estudo será feito de uma forma criativa, nos dias 04 e 05 de agosto, na Vila Muirapinima. Para facilitar a compreensão, a coordenação vai usar uma linguagem simples, que possa ser compreendida por todos. O estudo foi realizado pela Cooperativa de Serviços e Idéias Ambientais – ECOOIDEIA. As apresentações serão nos dias 04 e 05 de agosto na Quadra Padre Paulo Suez, em Juruti Velho.

Diretoria executiva da Acorjuve realiza reunião mensal.

No dia 18 de julho, a partir das 9h, na vila Muirapinima acontece à reunião ordinária mensal da diretoria executiva e assessoria da Associação das comunidades da região de juriti velho – ACORJUVE.
A reunião tem o objetivo de programar e encaminhar as atividades para julho e agosto 2011.

LANÇAMENTO DO 1º CD DE ADRIELE BRUCE

Hoje Sábado, dia 16 de julho, acontece na Vila Muirapinima, na quadra Paulo Sues, às 19 horas, o lançamento do CD da Cantora gospel Adriele Bruce.
 Adriele natural da comunidade Ilha do Vale, reside na cidade de Parintins e escolheu a Vila Muirapinima para lançar seu primeiro CD. O Show é uma iniciativa da Igreja Assembleia de Deus da Região de Juruti Velho,
O objetivo do evento é de divulgar o trabalho dos artistas locais e incentivar que mais pessoas possam surgir no meio artístico.
Segundo senhor Alicio de Souza um dos coordenadores do evento, a expectativa é congregar o maior numero de pessoas, pois o show estar sendo preparado com muita alegria, e será um momento de louvor e de recebimentos de graças.
Na programação estar marcado pré show com outros cantores gospel: Deisy Bruce, Francisco Rogerio da Região do Mamiá do município de Óbidos, Marcela dos Santos também do Munícipio de Óbidos e Ludilene Dantas.