terça-feira, 30 de setembro de 2014

FINAL DE CAMPEONATO REGIÃO DO MIRI MOVIMENTA COMUNIDADES

O JUMAC  da comunidade Miri Centro é o grande campeão do Campeonato da região do Miri, promovido pela Associação das Comunidades da Região de Juruti Velho - Arcojuve, através da direção de Esporte Cultura e Lazer. A equipe venceu o Esporte Juventus nos pênaltis de 5 a 4 no campo da comunidade Diamantino na grande final que aconteceu no último domingo, 28.
Com o resultado, o JUMAC recebeu premiação em dinheiro e ganhou o direito de participar da Copa dos Campeões em 2015. O campeonato que iniciou no dia 24 de maio contou com a participação de nove times, representando as dez comunidades da região, reunindo um total de 190 atletas na disputa.
O Campeonato da região do Miri foi o segundo a encerrar no calendário esportivo da Instituição. Além dele, mais duas competições estão acontecendo simultaneamente: Os Campeonatos da região do Uxituba e a Copa dos Campeões 2014.


PROJETO “CINEMA NA RUA” LEVA SESSÃO DE CINEMA GRATUITA PARA AS RUAS VILA MUIRAPINIMA

A ACORJUVE, através da Equipe de Comunicação e Diretoria de Cultura e lazer, realiza, hoje 30 de setembro, a primeira sessão de cinema do Projeto “Cinema na Rua”, com a apresentação do Filme Rio II na esquina das ruas Nilson Pinheiro e  às 19h.

O Projeto “Cinema na Rua” visa levar entretenimento e cultura de forma gratuita através de sessões de cinema que são montadas em ruas da Vila Muirapinima. O projeto terá ainda outras exibições todas as terça-feira gratuitas, todas com datas, locais e filmes a serem definidos.

O Projeto tem o objetivo de levar cultura como ferramenta de sociabilização, principalmente dos mais jovens. E o cinema é algo encantador, mágico, que leva o espectador a conhecer novas culturas e formas artísticas”, explica a coordenadora do Projeto Isabel Cristina.

A primeira exibição do Projeto “Cinema na Rua” será no bairro do Alegre onde será instalada uma tela inflável gigante de 3 metros de altura e 2 metros de comprimento.

“Esperamos contar com a presença da população. O Filme Rio II foi escolhido para ser exibido nesta primeira sessão, pois é um filme muito bonito com uma mensagem importante de amizade e companheirismo, defesa do meio ambiente, além de ser uma história com ares tipicamente brasileiros”, finaliza Isabel Cristina.

 

JOVENS RECEBEM CERTIFICAÇÃO DO CURSO DE INFORMATICA


O projeto de inclusão digital atende 08 turmas distribuídas em 02 laboratórios que contam com o uso de 20 computadores funcionando nos turnos da manhã, tarde e noite sob a orientação de três instrutores. A certificação tem ocorrido através das parcerias com entidades como Projeto Puraqué e CTA.
Para a orientadora Idenilza Batista a partilha do conhecimento desenvolvido junto dos alunos através das aulas de informática serviu como aprendizado e foi de grande valia, para ela como profissional e para a entidade na formação de jovens e adultos, no sentido de dar formação por meio dos recursos midiáticos internet com objetivo inserir esse modo de aprendizado dentro da formação educacional dos participantes. Segundo a orientadora, a inserção no mundo digital é uma conquista, pois passa da condição de analfabeto eletrônico para informatizado uma conquista não apenas para a ACORJUVE, bem como para a cada um dos moradores da região que foram capacitados.
A inclusão digital no PAE Juruti Velho através da ACORJUVE não se limita a Vila Muirapinima, hoje através da parceria com a UFOPA – Universidade Federal do Oeste do Pará a comunidade Maravilha com 500 moradores em média está em fase de implantação o laboratório que vai atender as comunidades de Prudente, Surval e outras em torno.
Para a direção da ACORJUVE a ideia seria um laboratório a cada comunidade polo, porém a falta de energia dificulta a implantação do projeto. A Associação acredita, ainda, que a implantação do telecentro proporcionou à população de Juruti Velho acesso a maiores conhecimentos sobre às novas tecnologias da informação, provocando mudanças no desempenho escolar dos alunos que utilizam os laboratórios como fonte de pesquisa. Com isso a ACORJUVE defende que a formação digital vem melhorando as condições de vida da população através do conhecimento, por isso, faz-se necessário o emprego de mais investimentos por parte do poder público em iniciativas que promovam a inclusão digital da população, uma vez que se trata de um aprendizado que pode retirar da exclusão grande parcela da sociedade.

MP E ENTIDADES DEBATEM INFLUÊNCIA DE OBRAS NO MEIO AMBIENTE EM SANTARÉM

 
O Ministério Público do Estado (MPE) por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), promoveu neste sábado o seminário "Conflitos: (In) justiça socioambiental". A intenção foi discutir com lideranças comunitárias, acadêmicos e entidades as questões ambientais que sofrem influência de grandes obras e projetos em Santarém, e região oeste do Pará.
 
O encontro foi coordenado pelas promotoras ...Lilian Braga e Ione Nakamura, que atuam no município, e contou com a participação do promotor Raimundo Moraes, diretor do CEAF. Lideranças comunitárias e representantes de entidades trouxeram as principais demandas relacionadas ao tema. “Sempre fazemos esse diálogo. As vezes de uma forma mais imediata, no calor dos acontecimentos. Dentro de processos administrativos de licenciamento e conflitos de maneira geral”, explicou o promotor.
 
Cerca de 60 comunitários da região de Juruti Velho, que compreende 51 comunidades do município de Juruti, participaram das discussões quanto à atuação de mineradoras na região. “Já temos vários igarapés, vários riachos que já foram soterrados pela mineradora, então isso está afetando muito nossas comunidades. Viemos para solicitar ao Ministério público que a gente possa reaver junto a Semma a licença ambiental da mineradora que não está obedecendo ao que foi concedido para ela”, defendeu o líder comunitário, Gerdeonor Pereira.
 
O encontro faz parte da 9ª edição do projeto gestão itinerante e participativa. A promotora Lilian Braga ressaltou a necessidade de desenvolvimento da região, principalmente pela geração de empregos, mas condenou a falta de planejamento das empresas. “A nossa região precisa sim se desenvolver, precisamos dos empregos oferecidos pelos empreendimentos? Precisamos. O povo amazônico precisa, mas precisa também ser planejada essa instalação de projetos na região, precisam ser pensadas junto com a comunidade para saber qual o interesse da comunidade no território”, afirmou Lilian.

SEMINÁRIO DISCUTIU REALIDADE DA EDUCAÇÃO NO CAMPO

O I Seminário de Educação no Campo do
Oeste do Pará teve como tema "Pronera e os desafios da Educação do Campo na Amazônia", com foco no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), do Incra.
Atualmente, tramita em Brasília (DF) um projeto apresentado pela Ufopa para implantar o primeiro curso de nível superior em assentamento da reforma agrária, no oeste paraense, que é o curso de Pedagogia da Terra, visando a...tender 30 alunos do Assentamento Agroextrativista - PAE Juruti Velho e 20 jovens dos demais assentamentos do município de Juruti, Oeste do Estado.

Representantes do Incra, da UFPA, da Ufopa, do Museu Emílio Goeldi, do IFPA (Campus Santarém), Casa Familiar Rural e de outras instituições de ensino, além de assentados da reforma agrária na região, estiveram participando do evento 46 assentados do PAE Juruti Velho, Apras, ACRPM estiveram presentes. Foram abordadas questões que envolvem a realidade da educação no campo e experiências de instituições federais de ensino com o tema.
Sexta, 26, pela manhã aconteceu uma mesa redonda com a presença dos representantes do STTR de Alenquer Sr. João Gomes e da ACORJUVE Sr. Gerdeonor P. dos Santos onde debateu o desenvolvimento do Pronera na região.
Gestores das secretarias de Educação do governo do Estado e das prefeituras do Baixo Amazonas e do eixo da BR-163 foram convidados, apenas Óbidos, Belterra, Itaituba e Rurópolis enviaram representantes.
Entidades dos movimentos sociais que atuam no campo poderão apresentar demandas de educação que irão compor um planejamento de educação para assentados de reforma agrária.