quinta-feira, 12 de junho de 2014

MOVIMENTO SOCIAL FAZ REIVINDICAÇÕES

 
As manifestações ocorridas nos dias 13, 14 e 15 de maio na cidade de Juruti teve como objetivo cobrar do prefeito ações de politicas publicas que atendam as necessidades da população do município.
Algumas das reivindicações dos manifestantes:


 

ENERGIA Por descuido do governo  municipal, o Programa Luz Para Todos – “Programa de Obras 2011/2014” – não atenderá mais de 1.700 residências nos  assentamentos federais PAE Juruti Velho e PA Socó I (ambos afetados pela ALCOA), uma vez que o prefeito até hoje não executou as aberturas de acessos e outros serviços para possibilitar o posteamento e a distribuição dos fios, como se comprometeu em 22.05.2013, por ocasião da reunião com o secretário da Secretaria de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Brasília.
 



ESTRADAS  Na região do Planalto  Mamuru, o escoamento da produção é  quase que impossível, bem como está    impedindo de as crianças frequentarem as escolas.
 
 
 
HABITAÇÃO O prefeito Marcos Dolzane não dá explicação sobre o cadastramento para o programa Minha Casa, Minha Vida, nem em qual área fará tais construções.
 


 
Saneamento  O prefeito publicou que tão logo aprovado o Planejamento Orçamentário Participativo, o POP, obras de infraestrutura de saneamento e sanitária seriam iniciadas, pondo em prática o Plano Diretor de Macro e Microdrenagem.
 

 
Água  Nas comunidades faltam microssistemas, e na cidade, por causa dos constantes  apagões e pela falta de gerenciamento, tem havido constantes interrupções no fornecimento para as residências.
 


 
Educação O problema é gravíssimo, pois há atraso no pagamento de professores e   outros   trabalhadores da educação, bem como o não      fornecimento de merenda escolar de qualidade, contratação de professores por indicação política, atraso no pagamento do transporte escolar e no     combustível que abastece as lanchas escolares, o que deixa os alunos sem transporte.

 
Saúde Falta de medicamentos e profissionais nos postos de saúde das comunidades, postos de saúdes abandonados e outros para construir, bem como falta de médicos para atendimento, entre outros.


















 
 
 
 
 

COPA & COZINHA

Por: Frei Betto

Em manifestação de rua em São Paulo, um homem maltrapilho segurava um cartaz: "Sou morador de rua. Quero Copa... cozinha, banheiro, sala, quarto e tudo que tenho direito". Estamos às vésperas da Copa do Mundo. Recebemos visitas em uma casa que ainda
 
não está devidamente arrumada. Estádios são maquiados para disfarçar obras inacabadas e aeroportos se parecem com praças de guerra, tamanha a poeira e os ruídos.

Se a sala da Copa ainda exige faxina, na cozinha o caldeirão ferve. O governo tem o azar de a Copa coincidir com o ano eleitoral. E demonstra que não aprendeu a lição das manifestações de rua na Copa das Confederações, em 2013.

Aquelas foram manifestações pacíficas, mobilizadas pelas redes sociais e "acéfalas": sem discursos, partidos, siglas embandeiradas e propostas. Apenas protestos. A opinião pública deu amplo apoio enquanto elas se mantiveram imunes aos provocadores que, ao depredar os patrimônios público e privado, jogaram parcela considerável da população contra os manifestantes.

Marx já advertira os operários, no século 19, que de nada adiantava quebrar máquinas de fábricas. A luta não é contra os patrões, é contra o sistema, dizia ele. Contudo, ainda hoje o esquerdismo perdura como "doença infantil do comunismo", como diagnosticou Lênin, e a repressão policial se infiltra para desvirtuar os protestos.

O governo erra ao não dialogar com os movimentos sociais, em especial os da juventude. Parece não perceber o paradoxo: fez-se inclusão social, por meio de políticas sociais e medidas "contracíclicas", mas não se promoveu inclusão política. Por mais espantoso que soe, esses 12 anos de governo petista, sustentado por um esdrúxulo balaio de alianças, foram despolitizantes. Nutriram o bolso, não a consciência crítica.

É fato que o governo favoreceu o acesso do povo a bens pessoais. Qualquer barraco de favela contém geladeira, TV, máquina de lavar e telefones celulares. Desonerou-se a "linha branca", congestionaram-se as ruas de carros graças ao crédito facilitado. O que parecia um avanço resultou em equívoco. E os bens sociais? As manifestações pedem educação, saúde, transporte público e segurança "padrão Fifa".

O processo de "aceleração do crescimento" deveria ter feito o percurso inverso, a exemplo da Europa Ocidental a partir da Revolução Industrial. Primeiro, educação de qualidade, sistema de saúde socializado e adequado, saneamento, metrôs e ferrovias. O que favoreceu o acesso aos bens pessoais, malgrado as duas guerras que afetaram o Velho Continente.

O PT não chegou ao Planalto graças à "Carta aos brasileiros" endereçada aos banqueiros e empresários. Chegou pela acumulação de forças dos movimentos pastorais, sociais e sindicais ao longo de 24 anos (1978-2002). Não soube, porém, administrar esse capital político. Isolou-se no Planalto sem dar ouvidos à planície. Abandonou o trabalho de base, a ponto de já não dispor de militância voluntária em períodos eleitorais e se ver obrigado a remunerar jovens desocupados para segurar cartazes nas esquinas...

Agora, a cozinha invade a Copa. Tomara que o governo não troque as bolas pelas balas. Vamos torcer pelo Brasil! Para que vença a Copa e saiba ouvir o clamor da cozinha, cujos manifestantes, na falta de canais políticos confiáveis, aprenderam que governo é que nem feijão, só funciona na panela de pressão.

IMAGENS DA MANIFESTAÇÃO EM JURUTI 14.05.14



 

 

 

 

 





 

 



 



 


SEMSA INTENSIFICA COMBATE À DENGUE E AO CALAZAR EM JURUTI VELHO

Uma vistoria feita pela Divisão de Endemias da Secretaria de Saúde de Juruti, no início de maio, na Vila Muirapinima, em Juruti Velho, detectou, pela primeira vez, a presença do aedes aegypti, o transmissor da dengue.

A Vila Muirapinima fica na região de Juruti Velho. Nela vivem 1.838 pessoas, distribuídas nos bairros Castanheira, Alegre, Prainha e Centro.

Na vistoria feita em maio, os servidores da SEMSA coletaram, em pontos estratégicos da vila, 10 (dez) amostras, das quais 09 (nove) foram confirmadas como sendo larvas do mosquito da dengue.

“Estamos preocupados porque os moradores da Vila Muirapinima não tem nem uma resistência aos sorotipos da dengue encontrados hoje no município, o que é bastante perigoso se medidas não forem tomadas o quanto antes”, informou Fábio Cativo, coordenador de Endemias da SEMSA.

De acordo com Fábio Cativo, caso a doença se manifeste na Vila Muirapinima, cerca de 90% dos moradores correm o risco de contrair a dengue. Por isso, é importante a participação de todos nas ações preventivas, que serão intensificadas no período de 08 a 11 de junho.

Nesse período, agentes de endemias da SEMSA estarão na Vila Muirapinima repassando informações para impedir o nascimento do mosquito. Evitar locais que possam acumular água, por exemplo, é uma medida simples e que pode prevenir a proliferação do aedes aegypti. Sensibilizar a população será uma das finalidade da Secretaria Municipal de Saúde. “A comunidade precisa abraçar a causa, precisa agir. Vamos levar todo o material necessário para eliminar os focos tanto em forma de larvas como os mosquitos”, ressaltou Fábio.

Os terrenos baldios também são motivo de preocupação. No total são 129 terrenos que se encontram abandonados, tomados pelo lixo e pelo mato, contribuindo para o surgimento do mosquito transmissor da dengue.

Paralelo ao trabalho de combate à dengue, a equipe da SEMSA estará coletando sangue dos cães para o combate ao calazar. “Encontramos um número alto de cães soltos na rua, alguns aparentemente doentes, com suspeitas da doença”, finalizou Fábio Cativo
.
Texto: Udirley Andrade

ACORJUVE CONSTRÓI PASSARELA PARA GARANTIR O ACESSO EM VIRTUDE DA CHEIA


 Associação das Comunidades da Região de Juruti Velho iniciou na manhã dessa segunda-feira, 26, a construção de uma passarela na Av. Emídio de Souza, Vila Muirapinima, ...bairro da Prainha. A obra beneficiara aos moradores que, devido à subida das águas, tiveram o acesso prejudicado.
Para a moradora Guiomar Nunes, o apoio da ACORJUVE é significativo, pois os mesmos estavam cansados de pedir o apoio do poder público, que não tomou nem uma providência. “Já tínhamos até perdido a esperança em ver a passarela construída. Todos os dias eu tinha que pedir para alguém atravessar a rua a remo para levar os meus netos à escola. Não tinha mais esperança em ver essa ponte”, disse ela.
A passarela tem 200 metros de e deverá ser concluída em dois dias
.

GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE JURUTI. INEFICIÊNCIA NO ATENDIMENTO BÁSICO FUNDAMENTAL À POPULAÇÃO DE JURUTI. MOBILIZAÇÃO SOCIAL DA POPULAÇÃO URBANA E RURAL DO MUNICÍPIO DE JURUTI. APRESENTA REIVINDICAÇÕES

Excelentíssimo Senhor
MARCO AURÉLIO DOLZANE DO COUTO
Prefeito do Município de Juruti, Estado do Pará....

C/C PARA:
Exmo. Sr. EDJÂNIO PRINTES FIGUEIRA, Presidente da Câmara Municipal de Juruti/PA;
Exmo. (a). Sr. (a).Promotor (a) de Justiça da Comarca de Juruti/PA;
Exmo. Dr. Juiz de Direito da Comarca de Juruti/PA;
Exmo. (a) Sr. (a) Procurador (a) da República em Santarém/PA;
Exmo. Sr. Secretário Estadual de Segurança Pública do Estado do Pará;
Ilmo. (a). Sr. (a). Delegado (a) de Polícia Civil da Unidade Policial de Juruti/PA;
Ilmo. Senhor Comandante do Destacamento da Polícia Militar em Juruti/PA;

Assunto: GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE JURUTI. INEFICIÊNCIA NO ATENDIMENTO BÁSICO FUNDAMENTAL À POPULAÇÃO DE JURUTI. MOBILIZAÇÃO SOCIAL DA POPULAÇÃO URBANA E RURAL DO MUNICÍPIO DE JURUTI. APRESENTA REIVINDICAÇÕES


  Senhor Prefeito,


  Demais Autoridades Públicas,
Com os nossos cumprimentos, nós representantes de entidades civis do município de Juruti, Estado do Pará, abaixo assinados, vimos respeitosamente APRESENTAR pauta de reivindicações das necessidades básicas fundamentais da população de Juruti; DENUNCIAR a insuficiência e descuido no atendimento das necessidades básicas fundamentais abaixo descritas, e COMUNICAR sobre a legítima mobilização social da população urbana e rural do município de Juruti, visando exigir e garantir seus direitos fundamentais, SOLICITANDO URGENTE atendimento das necessidades abaixo descritas, o que faz nos seguintes termos:
 

1. Desde o ano de 2013, quando o prefeito de Juruti assumiu a administração municipal, que as entidades civis organizadas, movimentos populares, comunidades rurais, associações de bairros e outras associações representativas da zona rural e da cidade de Juruti vêm tentando insistentemente audiência com o prefeito de Juruti, Sr. MARCO AURÉLIO DOLZANE DO COUTO, com objetivo específico de ver atendidas as necessidades básicas que são, cotidianamente, reclamadas nas comunidades rurais e bairros da cidade de Juruti, nos campos da INFRAESTRUTURA DE ENERGIA (Programa Luz Para Todos, principalmente) e estradas;INFRAESTRUTURA DE HABITAÇÃO, SANEAMENTO E SANITÁRIA (Programa Minha Casa, Minha Vida; Plano Diretor de Macro e Microdrenagem); FORNECIMENTO DE ÁGUA (construção de microssistemas nas comunidades); EDUCAÇÃO (atraso no pagamento de professores e outros trabalhadores da educação; atraso no pagamento do transporte escolar o que deixa os alunos sem transporte); SAÚDE; TRANSPORTE; AGRICULTURA e SEGURANÇA PÚBLICA (no trânsito, inclusive), entre outros.

2. Essa situação de descuido e falta de gestão, tem levado a Associação das Comunidades da Região de Juruti (ACORJUVE) a ter que apoiar financeiramente inúmeras comunidades da zona rural de Juruti, inclusive das regiões de várzea, que buscam a Entidade reclamando da ausência da Administração Municipal em prestar serviços essenciais, dever da Prefeitura, como compra e fornecimento de óleo diesel para abastecimento de motor de luz; compra e fornecimento de bomba para microssistemas; recuperação e fornecimento de motor de luz pras comunidades; compra de fio elétrico e distribuição nas comunidades; construção de microssistemas de abastecimento d’água e fornecimento às residências; transporte de pessoas doentes para atendimento em Juruti, Terra Santa e/ou Santarém e Parintins; reforma de escolas municipais nas comunidades rurais; construção de barracões e escadarias comunitários; construção de capelas nas comunidades; construção de casas populares rurais; de urnas funerárias, dentre outros atendimentos.
 

3. Importante destacar que recentemente, no dia 03/05/2014, a ACORJUVE teve que custear o pagamento de conserto da bomba que serve ao microssistema de abastecimento d’água na Vila Muirapinima, depois de seus moradores terem sofrido por mais de 15 (quinze) dias sem uma gota d’água sequer pra fazer café, por falta de pagamento compromissado pela Prefeitura junto ao mecânico que consertou a referida bomba, o que levou os moradores da Vila Muirapinima a se manifestarem contra o desleixo da Prefeitura de Juruti, que, ainda, queria impedir a instalação da bomba, determinando que sua secretária de Infraestrutura fosse repreender a atitude dos moradores e, especificamente, o diretor administrativo da ACORJUVE, Sr. Gerdeonor Pereira dos Santos.
 

4. Ressalte-se, por oportuno, que a Prefeitura de Juruti deve para a ACORJUVE o valor de aproximadamenteR$ 220.000,00 (duzentos e vinte mil reais), referente aopagamento da rede hidráulica para quinze comunidades (ORDEM, NOVA ESPERANÇA, RECORDAÇÃO, GERMANO, MURIÁ, SÃO MATEUS, ZÉ MARIA, SANTA MADELENA, BOM JESUS, VILA VINENTE, BOA VISTA, SÃO JOÃO DO LAGUINHO, FÉ EM DEUS, MOCAMBO e POMPOM); à reforma da Escola Judite Barroso (atualmente, Zenita Freitas); à reforma da antiga usina de luz para funcionar a casa de professores e ao aluguel da sede social do Boca Junior para funcionar o PETI na Vila Muirapinima, dívida que foi ratificada e reconhecida pelo prefeito municipal, Sr. MARCO AURÉLIO DOLZANE DO COUTO, o qual, entretanto, até o presente momento não cumpriu com seu compromisso, efetuando o devido pagamento.
 

5. Portanto, está evidente que o prefeito de Juruti não vem cumprindo com suas obrigações constitucionais, nem tampouco realizando minimamente sequer os serviços básicos para atender as necessidades primárias da população, o que leva entidades, como a ACORJUVE, a exercer atribuições e prestar serviços que não está obrigada legalmente, mas que realiza para não deixar o povo em situação mais precária ainda.

 6. Destaque-se, por importante, que em uma das raras reuniões em que o prefeito de Juruti resolveu convidar representantes da ACORJUVE, para prestar explicações sobre abertura de acessos e outros serviços para possibilitar a distribuição de energia a 1.739 unidades residenciais, por meio do Programa Luz Para Todos – “Programa de Obras 2011/2014” –, compromisso que fora assumido pelo próprio prefeito de Juruti/PA, MARCO AURÉLIO DOLZANE DO COUTO, em 22.05.2013, por ocasião da reunião com o secretário da Secretaria de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Brasília/DF, o prefeito enfurecido pelas reclamações ouvidas pela não execuçãodos acessos e outros serviços compromissados, bateu na mesa e esbravejou que “quem manda no município sou eu e faço as estradas onde acho que devo fazer”.


7. Nesse contexto de descasos e autoritarismo, é que a população, por meio de suas representações, vem apresentar as seguintes demandas, que merecem resolução URGENTE, bem como informar sobre a mobilização social da população rural e urbana do município de Juruti, demonstrando pacifica e publicamente sua inconformação com a situação vivenciada atualmente no Município de Juruti:


DEMANDAS DA ZONA RURAL:
• ENERGIA
√ execução de acessos (ramais e/ou estradas) e outros serviços para implantação do Programa Luz Para Todos -“Programa de Obras 2011/2014”, para atender 1.739 unidades;
√ diligenciar junto ao Governo Federal para a implantação do referido “Programa de Obras 2011/2014”;
√ fornecimento de motor de luz para as comunidades.

• ÁGUA
√ construção de microssistemas nas comunidades BOA ESPERANÇA, PEDREIRA, ALEMANHA, MIRI-CENTRO e nas comunidades do Planalto Mamuru
√ conclusão dos poços artesianos em comunidades do Planalto Mamuru;

• EDUCAÇÃO
√ construção de escolas nas comunidades, conclusão das inacabadas e reforma nas que estão em situação precárias;
√ construir escola padrão para ensino médio no Rio Mamuru;
√ executar o serviço de transporte escolar;
√ Regularizar a entrega da merenda escolar nas escolas;
√ rever a contratação de professores por indicações políticas;
√ efetuar o pagamento do transporte escolar em atraso, o que vem prejudicando o transporte dos alunos;
√ efetuar o pagamento em atraso do combustível para o transporte escolar, o que vem prejudicando o transporte dos alunos, em alguns casos já há mais de meses sem aulas;
√ efetuar o pagamento dos salários atrasados dos professores e demais funcionáriospúblicos municipais;
√ nomeação imediata do adjunto da Secretaria Municipal de Educação, indicado pelo Movimento Juruti em Ação;
√ prestar contas com os conselhos e a população dos gastos e recursos recebidos do FNDE e FUNDEB;
Pagamento dos descontos na remuneração e atraso no pagamento dos professores;
Atraso na expedição de contra cheques.

• SAÚDE
√ providenciar profissionais e remédios para os Postos de Saúde de Juruti Velhos – Vila Muirapinima, para toda a área rural, para os postos de saúde urbanos e inclusive para o hospital municipal.
√ reabertura do Posto de Saúde da Comunidade Uxituba;
√ construção de Posto de Saúde da região do Rio e Planalto Mamuru;
√ providenciar transporte adequado para atender pacientes da região do Rio Mamuru;
√ providenciar funcionamento adequado para o Posto de Saúde do Miri-Centro;
√ construção de Posto de Saúde na comunidade São José do Laguinho;
√ providenciar ambulância para a comunidade São José do Laguinho;
Providenciar médicos cirurgiões de plantão no hospital municipal.

• ESTRADA
√ providenciar abertura de estradas e/ou ramais entre as comunidades SÃO BRAZ-SANTA MADALENA, POMPOM-VALÉRIA, VILA MUIRAPINIMA-VALÉRIA, SÃO FRANCISCO DO BARRO-VALÉRIA, AÇAÍ-POMPOM, POMPOM-CAPIRANGA, POMPOM-GERMANO, INGRÁCIA-VALÉRIA, NOVA MACAIANI-PARINTINZINHO, PAUDARCO-GALILÉIA, JAUARI-GALILÉIA, ARAÇA PRETO PARA ARAÇA BRANCO DE CIMA, ARAÇA PRETO PPARA CABECEIRA DO BOI, ARAÇA PRETO PARA CAFÉ TORRADO.
√ Executar todas as ações estabelecidas no POP 2013;
√ Recuperar as estradas/ramais entre as comunidades: PRUDENTE-FERROVIA ALCOA, GALILÉIA-RODOVIA PA 257, POMPOM-VALÉRIA, FÉ EM DEUS-VALÉRIA, SÃO JOÃO DO ARAUÁ-MAMURU, SÃO JOÃO DO LAGUINHO-VILA AMAZÕNIA, VILA AMAZÔNIA-SÃO PEDRO, BASE CAPIRANGA-FERROVIA ALCOA.

• INFRAESTRUTURACOMUNITÁRIA, PRODUÇÃO, ESPORTE E LAZER.
√ recuperação do calçamento da Vila Muirapinima, incluindo o bairro Castanheira;
√ recuperação das ruas da comunidade Galiléia;
√ apoiar as construções comunitárias no Planalto Mamuru;
√ apoiar no transporte da produção e de produtores do Planalto Mamuru;
√ investir no setor primário (agricultura, extrativismo e pecuária familiar) e nas condições de escoamento da produção;
√ construir o mercado e o matadouro da Vila Muirapinima;
√ construir o aterro sanitário na Vila Muirapinima;
√ providenciar carro coletor de lixo adequado para a Vila Muirapinima (“papa-lixo”);
√ providenciar pagamento dos prêmios prometidos para equipe do campeonato comunitário/2012 e 2013: Planalto Mamuru, Maravilha, Vila Muirapinima, região Miri, Nova União, Uxituba, São Pedro e Café Torrado;

• AGRICULTURA
√ contratação de 12 técnicos para a Secretaria Municipal de Agricultura;
√ comprar uma patrulha mecanizada para a Secretaria Municipal de Agricultura;
√ adquirir uma lancha para a Secretaria Municipal de Agricultura;
√ providenciar crédito municipal para apoiar a agricultura familiar;

• MEIO AMBIENTE
√ contratação de seis técnicos para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA);
√ descentralizar os atendimentos da SEMMA para Vila Muirapinima e outros distritos rurais;

• RELAÇÃO COM ASSOCIAÇÕES
√ pagamento imediato da dívida com a ACORJUVE;
√ respeito com as atividades e objetivos das associações civis de Juruti e aos seus representantes legais;
√ prestação pública de constas do prefeito e do subprefeito de Juruti Velho;
√ substituição do subprefeito de Juruti Velho com eleição para escolha de seu substituto;
Substituição do subprefeito do Castanhal e investigação de montagem de posto de combustível clandestino no local, sem as devidas obediências as normas relativas a esse tipo de comercio.

DEMANDAS DA ZONA URBANA:
• Regularização fundiária urbana, com emissão de títulos;
• Asfaltar as ruas dos bairros da periferia;
• Melhorar o atendimento de saúde nos hospitais e postos de saúde, com contratação de médicos fixos;
• Melhorar o atendimento no fornecimento de água;
• Melhorar o atendimento no fornecimento de energia, principalmente nos bairros da periferia;
• Providenciar a manutenção das estradas que dão acesso à cidade;
• Crédito municipal para a população;
• Providenciar a melhorias urgentes de segurança nas escolas;
• Providenciar melhorias urgentes na segurança pública, inclusive no trânsito;
• Diligenciar junto ao Governo do Estado do Pará e demais órgãos para nomeação de promotor, defensor púbico e juiz titular para a Comarca de Juruti;
• Concluir a construção da escola do Maracanã;
• Construção da orla e do porto da cidade;
• Construção do aeroporto da cidade;
• Providenciar cadastramento para atender o programa Minha Casa Minha Vida, com destinação de área para construção e demais providencias para iniciar o programa, com participação das associações civis;
• Estatização do Hospital 9 de Abril;
• Criação de área industrial para centralização de agentes poluidores, tais como: Poluição sonora, poluição ambiental, poluição visual e outros;
• Preservação da liberdade de transito para pedestres desobstruindo as calçadas de comércios, entulhos, oficinas, placas de propagandas e outros;
• Proibição imediata de oficinas, lava jatos, borracharias sendo realizadas em plena via publica, ou seja, na rua.
• Higienização dos micros sistemas de agua espalhados por todo o município, agregando zona rural e urbana.
• Conclusão do microssistema das comunidades do Caranã da Estrada e Esperança dos Morais e reativação do Microssistema do Bom Pastor, (Dentro do alojamento da Policia Militar)
• Realização da obra do matadouro municipal adequando-o as leis sanitárias para que tenhamos competitividade junto a outros fornecedores que estão fornecendo inclusive para GR.SA, responsável pelo fornecimento de alimentação ao projeto Juruti.
• Manutenção periódica da estrada entendida entre Juruti e Comunidade de São Francisco do Aruã.

SEGURANÇA PUBLICA.
Aumento do efetivo da policia militar e planos desta em relação ao POLICIAMENTO OSTENSIVO E PREVENTIVO.
Aumento do efetivo e melhoria dos equipamentos da Policia Civil.

Atenciosamente,

RIO AMAZONAS TRANSBORDA E INVADE RUA EM JURUTI

 
foto: Udirley Andrade
A avenida Marques Diniz, na frente da cidade de Juruti, amanheceu nesta 2ª feira, 05, praticamente coberta pelas águas do rio Amazonas.

Dado apresentado hoje pela Defesa Civil Municipal mostra que o nível do rio chegou aos 11 metros e 75 centímetros. “O nível está abaixo apenas 13 centímetros da cheia de 2009, quando chegou aos 11,88m. Em relação à cheia de 2013, o nível está 40cm acima”, disse o coordenador municipal da Defesa Civil, Valdeci Araújo.

Na frente da cidade, as águas invadiram o Mercado do Peixe forçando os vendedores a se instalarem em uma área provisória no início da avenida Barão do Rio Branco. A água também traz uma vegetação que é encontrada no meio do rio.

Pelo levantamento da Defesa Civil Municipal pelo menos 533 famílias de mais de 30 comunidades devem ser prejudicadas pela subida das águas do rio Amazonas, nos próximos dias.

As escolas do meio urbano do município estão promovendo campanha a fim de arrecadar roupas e alimentos não perecíveis para ser doados a essas famílias.

A Defesa Civil Municipal encaminhou à Secretaria de Estado de Meio Ambiente um relatório da situação em que se encontra o município de Juruti bem como um requerimento solicitando a liberação da madeira que se encontra apreendida na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mas que depende de uma autorização estadual para ser destinada às famílias.
Igarapés – a cheia também afeta os igarapés no município de Juruti. No Balneário da Ponte, que fica a cerca de km da cidade, a água já toma conta de quase todo o espaço. Nesses locais o perigo são as cobras que, fugindo da enchente, procuram abrigo nas barracas e nos bares.

Texto: Udirley Andrade

MORADORES DA VILA MUIRAPINIMA REALIZA MANIFESTO

Homens, Mulheres e crianças foram as ruas da Vila Muirapinima nesta manhã de sexta feira, 02, para protestar contra o descaso da Prefeitura de Juruti em relação a falta de abastecimento de água, hoje completam 15 dias que os moradores e mor...adoras estão sem água nas torneiras. Procedimentos provisórios foram tomadas, porém não solucionaram o problema.

Saturados de cobrar da subprefeitura providencias, os moradores resolveram fazer um panelaço pelas ruas da Vila com palavras de ordem "queremos água em nossas casas", durante o protesto foi elaborado um documento solicitando do subprefeito prestação de contas do pagamento da taxa da energia elétrica, a reabertura do posto de saúde da comunidade Pompom, transporte escolar e remédio na unidade de saúde Ir. Ávila (Vila Muirapinima)

MEMBROS DA MUIRAPINIMA REALIZA PUXIRUM

Apresentadores, técnicos, diretores e associados da Rádio comunitária Muirapinima realizaram na manhã desta segunda-feira,07, a limpeza do terreno do prédio da emissora.
A associação Cultural Muirapinima tem como diretor Francisco Batista,...
representante da Associação Comunitária Juruti Açu.
A emissora funciona de segunda a sexta, oito horas diárias, de acordo o regimento das Rádios Comunitárias do Brasil. Estamos nos esforçando para resolver a legalização da emissora. São muitas exigências em relação à documentação. “Com o esforço de todos, já legalizamos o terreno, as associações e os equipamentos, só falta regularizar a documentação junto à Receita Federal e encaminhar aos órgãos de comunicação competentes”, disse Francisco Batista