quarta-feira, 1 de junho de 2011

SABADO JURUTI VELHO AMANHECEU ASSIM

CARTA DE ALENQUER - PARÁ

Alenquer, 26 de maio de 2011
Os agricultores e as agricultoras, pescadores e pescadoras, Remanescente de quilombo, extrativistas, povos tradicionais, dos municípios de Alenquer,  Curuá, Oriximiná, Óbidos, Juruti e Santarém, reunidos do dia 24 a 26 de maio de 2011, em Alenquer, para participar no VI Seminário Defesa da Amazônia, com o tema “Contextualização da Reforma Agrária no Brasil”, promovido pelas entidades abaixo indicadas, discutiram e refletiram sobre o atual estágio da reforma agrária no Brasil e, em particular em nossa região. Foram dias de intensa reflexão e de lamentos profundos pela trivialização do Código Florestal aprovado pelo Congresso Nacional, sob a pressão da bancada ruralista, e pelo assassinato dos companheiros assentados, José Cláudio e Maria do Espírito Santo, em Nova Ipixuna
Nestes dias, se fizeram ouvir perguntas angustiantes que ficaram sem resposta. Ramais  e vicinais sem trafegabilidade, impedindo o escoamento de produtos e a atividade escolar; verbas gordas e perdão de dívidas para os grandes, enquanto a agricultura familiar não tem incentivos; Pobres que são enquadrados por desmatar, enquando madeireiras e latifundiários exploram hectares de terras, sem qualquer fiscalização; políticos que nem sabem o que é o bem comum, se perpetuando no poder, enquanto lideranças sérias não têm chances de vencer; até a lei da ficha limpa, de interesse e clamor nacional, foi empurrada para eleições futuras…
Também foram motivo de discussão e de preocupação a recente decisão judicial de cancelar os assentamentos no Oeste do Pará; a recorrente falta de recursos para a Reforma Agrária, imposta pelo governo federal; o consequente abandono dos assentamentos; a política de regularização fundiária para os grileiros, a partir do programa Terra Legal e a ameaça de criminalização dos movimentos sociais.
Diante de tal situação, somos solidários no apoio aos nossos companheiros que, no momento, ocupam a Superintendência Regional do INCRA de Santarém, assim como no apoio às reinvindicações por melhorias para o campo e para os agricultores e agricultoras.
 Nosso apoio total à pauta de reivindicações, não inclui a indicação de possíveis candidatos à Superintendência do Orgão, porque entendemos que, na atual conjuntura, é preciso enfrentar os problemas e não comprometer-se com quem é parte do problema.
Seguiremos adiante, lutando pelo direito de entrar e ficar na terra e pela concretização de nossas reivindicações:
ACOGLEC – Juruti,
Movimento Juruti em Ação (MJA),
ACORJUVE – Juruti,
JUPIC – Alenquer,
STTR – Santarém,
FEAGLE – Santarém,
E. M.E.F. Nôr Gantuss – Alenquer
Assentamento PAE – Missionário Rufino Alenquer,
STTS – Alenquer,
Acampamento Uirapuru – Alenquer,
CFR de Oriximiná,
Associação ACOMEC – Oriximiná,
E.M.E.I e F – Santa Rita de Kassia – Alenquer,
Associação da Comunidade Vila de Palha – Alenquer,
Assentamento Camburão I – Alenquer,
Associação dos Produtores do Projeto Novo Horizonte – Alenquer,
Associação novo Processo III – Alenquer,
Associação Nova União do Ramal do Escondido – Alenquer,
PAE Maria Tereza – Óbidos,
Movimento de Mulheres – Alenquer,
Associação do Assentamento,
PA Miriti, ASPROEXPA,
Sindicato dos Profissionais da  Educação de curuá,
Pastoral Social – Curuá,
Assentamento PDS Maloca – Curuá,
Associação de Mulheres Apolinário – Curuá,
E.M.E.P.I.F Constância Tomázia – Alenquer,
E.M.E.I e F Professora Verediana de Oliveira Correa – Alenquer,
E.M.E.I e F Chapeuzinho Vermelho – Alenquer,
Colônia Z 28 – Alenquer,
E.M.E.I e F Maria Barreto Vinhote – Alenquer,
E.M.E.I e F Izolina Valente – Alenquer,
CFR – Óbidos, Pastoral Social – Oriximiná,
APESCAMO – Óbidos,
PAE Paraná de Baixo – Óbidos,
ACONQUIPAL – Alenquer,
Acampamento estrada do Sena – Alenquer,
PA Camburão II – Alenquer,
STTR – Oriximiná,
Acampamento Nova Olinda – Alenquer,
CPT – Prelazia de Óbidos,
CARITAS – Prelazia de Óbidos,
Pastoral Social – Prelazia de Óbidos,
Assentamento Praia grande,
Z-66 - Curuá, ARQCNSPAB - Óbidos,
STTR – Curuá,  Com. São Pedro Alenquer,
APESCA-Óbidos, Escola Jesus Conosco – Alenquer.

JOVENS MISSIONÁRIOS

ENCERRAMENTO DA PRÉ MISSÃO NA REGIÃO DE JURUTI VELHO

CELEBRAÇÃO DA CHEGADA

MUITA ALEGRIA E FESTA DOS MISSIONÁRIOS NA NOITE DE SEXTA FEIRA NO CENTRO DE FORMAÇÃO NA VILA MUIRAPINIMA

REUNIÃO DA DIREÇÃO, CONSELHEIROS E ASSESSORES DA ACORJUVE


A Diretoria, Assessoria e Conselho da ACORJUVE reuniram na segunda-feira dia 30, no Centro Catequético, na vila Muirapinima.

A reunião iniciou-se às 8hs da manhã com a pauta: continuação da abertura do pico do PAE/Termo de Ajuste de Conduta, que acontecerá nos dias 09 e 10 de junho, em Santarém.

EQUIPE DO INCRA FAZ VISTORIA NAS CASAS DOS BENEFIÁRIOS DA REFORMA AGRARIA



Nesta segunda-feira, dia 30 de maio, chegará à região de Juruti Velho uma equipe técnica do INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

A equipe fará vistoria nas casas construídas através do Programa de Reforma Agraria do Governo Federal. Durante a semana, a equipe visitará as comunidades para a assinatura de contratos com os beneficiários das casas

ATENÇÃO VOCÊ ESTUDANTE QUE ESTÁ CURSANDO OU COCLUIU O ENSINO MEDIO

As inscrições para o Enem 2011 iniciaram dia 23 de maio  de 2011 e serão encerradas no dia 10 de  junho.

No ano de 2010 o  Inep  prorrogou o prazo devido ao alto volume de inscrições. Caso se registre um grande numero de Inscrições para o Enem 2011 é possível que o INEP novamente estenda o período para que todos os estudantes interessados possam se inscrever.

O Enem é uma prova aberta a todos os alunos que concluíram o ensino médio. A prova não é compulsória, mas tem se tornado cada ano mais importante devido ao número de universidades particulares, federais e estaduais que aceitam a média obtida no Enem como parte ou critério de ingresso no ensino superior.

As inscrições para o Enem 2011 podem ser feitas pelos Correios, escolas credenciadas e até pela internet. Para se inscrever no Enem os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível na internet / informando os dados pessoais. Escolher o idioma preferido para o exame de língua estrangeira que pode ser inglês ou espanhol e selecionar o estado e a cidade onde pretende realizar as provas.

Também é necessário o preenchimento do questionário socioeconômico. Ao final você receberá o número de inscrição. Guarde o número, pois ele será utilizado para pagamento da taxa

ENCERRA NESTE DOMINGO COM UMA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA A PRÉ- MISSÃO DA REGIÃO DE JURUTI VELHO

A celebração inicia às 10 horas da manhã com a participação dos missionários das 22 comunidades.
Para Ir. Sabina, a Pré Missão foi positiva. Foram visitadas 22 comunidades. Cerca de 44 missionários estiveram visitando as residências dos comunitários. Estiveram participando, missionários das áreas de Juruti, de Tabatinga, de São Benedito e das comunidades de Juruti Velho.
Durante o dia de hoje sabado a visita será nas residências da Vila Muirapinima. À noite será feita uma avaliação com os missionários e as lideranças da Igreja. Amanhã, domingo, a celebração em Ação de Graça iniciará às 10 horas, no Centro Tabor. São esperadas aproximadamente 500 pessoas.
Ir. Sabina destacou a "acolhida, as celebrações festivas, a partilha de alimentos e os momentos de confraternizações".
Maria Leci de Sá, da comunidade de Perpétuo Socorro, bairro do Maracanã, em Juruti, destacou que a pré-missão foi muito importante, pois é uma preparação para a grande Missão de Evangelização, que acontece em 2012.
Cleonildes Batista, da comunidade de Diamantino, região de Miri, destacou que "a pré-missão está contribuindo para que, no ano que vem, os missionários possam levar a pessoa de Jesus Cristo nas dezenas de comunidades da região de Juruti, reforçando assim a presença do catolicismo.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL ESCLARECE PAPEL DO CONSELHO TUTELAR E O SEU PROCESSO ELEITORAL, EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

Aconteceu na manhã de sábado, no centro Comunitário da Vila Muirapinima, uma audiência pública com a presença da Promotora de Justiça Lilian Braga. O objetivo da audiência é Esclarecer o papel do conselheiro tutelar. Na oportunidade, a promotora também vai destacar a importância do Conselho Tutelar e quem poderá votar e ser votado para o cargo de conselheiro.
No Brasil, os Conselhos Tutelares são órgãos municipais destinados a zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. Sua competência e organização estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (artigos 131 a 140).
O Conselho Tutelar é composto por cinco membros, eleitos pela comunidade para acompanhar as crianças e os adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso.
Devido ao seu trabalho d
e fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.
Para ser Conselheiro Tutelar, a pessoa deve ter mais de 21 anos, residir no município e possuir idoneidade moral,
Mas cada município pode criar outras exigências para a candidatura a Conselheiro, como carteira nacional de habilitação ou nível superior.