sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

JURUTI VELHO A GARRA DA MULHER RIBEIRINHA

IMAGEM DE JURUTI VELHO




PARÓQUIA DO MUNICÍPIO DE JURUTI TEM NOVO PÁROCO

Padre Rodney Henriques assumiu, no último domingo (11), a Paróquia Nossa Senhora da Saúde, município de Juruti, como Pároco. A solenidade ocorreu durante a missa presidida pelo Bispo da Diocese de Óbidos, Dom Frei Bernardo Bahlmann - OFM, que passou às mãos do referido padre a Provisão de Administrador Paroquial. Esta provisão confere a ele “todas as faculdades, direitos e privilégios que os cânones, as prescrições diocesanas e os costumes aprovados, conterem aos que exercem as funções paroquiais”.
Junto com Dom Bernardo e Padre Rodney concelebraram: Padre Alfonso e Padre Fernando, ambos alemães, que há três décadas trabalham na paróquia; Padre Sérgio, recém chegado de Juiz de Fora – MG,  Arquidiocese Irmã da Diocese de Óbidos e Padre Anchieta,  que retornará a Arquidiocese de Juiz de Fora, depois de 03 anos em Juruti e 02 anos como Administrador Paroquial. A comunidade católica se fez presente em um número expressivo.
Muitas homenagens e agradecimentos foram feitas ao Padre Anchieta pelo seu trabalho e zelo pastoral. Padre Rodney é natural de Dores da Vitória (Distrito de Mirai - MG). Têm 7 (sete) anos e 10(dez) meses de sacerdócio, também padre da Arquidiocese de Juiz de Fora e a 1 ano e 5 meses em missão em Juruti
Fonte: http://www.agorajuruti.com.br

TENSÃO NO OESTE DO PARÁ: MPF PEDE PROTEÇÃO URGENTE PARA TESTEMUNHA AMEAÇADA

Homem que denunciou extração ilegal de madeira já sofreu atentado

 O Ministério Público Federal enviou ofício à Secretaria de Segurança Pública do Pará pedindo proteção urgente para mais uma testemunha ameaçada no caso dos madeireiros que invadem, através do Projeto de Assentamento Areia – em Itaituba – a Floresta Nacional de Trairão e o Parque Nacional do Jamanxim, em Trairão e a Reserva Extrativista Riozinho do Anfrísio, em Altamira, no Pará. O nome da testemunha está sendo mantido em sigilo por motivos de segurança.

A testemunha sofreu um atentado a bala no local onde mora, no assentamento, no início de dezembro. Outra testemunha do mesmo caso, João Chupel Primo, foi assassinado em outubro na localidade de Miritituba, em Itaituba. Ele foi morto depois de denunciar a extração ilegal de madeira, que tem como porta de entrada o PA Areia, em Itaituba, mas vem colocando em risco a vegetação e os moradores até a Resex Riozinho do Anfrísio, em Altamira. Na Resex, os madeireiros já ameaçaram o líder comunitário Raimundo Belmiro.

O pedido do MPF ao secretário Luiz Fernandes é que designe proteção policial urgente para os ameaçados nesse caso, já que o risco de novas tentativas de assassinato é iminente. Na semana passada, depois do atentado à testemunha, a Polícia Civil prendeu Vilson Gonçalves, vice-prefeito do município de Rurópolis, na Transamazônica, e Carlos Augusto da Silva, ambos acusados pela morte de João Chupel. Mesmo com as prisões, as ameaças às outras testemunhas continuam.

Em resposta a pedidos do MPF e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) houve uma operação de combate à exploração ilegal de madeira na região no fim de novembro. Os resultados ainda não foram convertidos em relatório. O ofício do MPF pedindo proteção policial foi enviado hoje ao secretário de segurança.

Belém, 15 de dezembro de 2011

ARTISTAS E LIDERANÇAS INDÍGENAS PROMOVEM MARCHA PELA VIDA

No próximo dia 22 de dezembro será a vez do Estado do Amazonas fazer ecoar seu grito de guerra contra Belo Monte. Um grupo formado por artistas, professores, estudantes, intelectuais e lideranças indígenas estará realizando, a partir das 17 horas, a Marcha pela Vida, saindo do centro histórico de Manaus e percorrendo algumas ruas da cidade. A intenção é chamar a atenção da população sobre a construção da hidrelétrica no rio Xingu, nas proximidades da cidade de Altamira, no Pará.

“A hidrelétrica nos incomoda em tamanho, falta de transparência dos recursos empregados e perda da biodiversidade”, revela a jornalista e escritora Regina Melo, que considera a obra um acinte ao bom senso.  “Não é apenas a questão de Belo Monte que nos incomoda, mas as medidas que vêm sendo tomadas com riscos ambientais irreversíveis. O Brasil está dando passos para trás”, disse a jornalista, que encampa o movimento.

A informação é do sítio Racismo Ambiental, 15-12-2011.

MP INGRESSA COM REPRESENTAÇÃO POR PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA

O Ministério Público do Estado, em Óbidos, por meio da promotora de justiça Eliane Moreira, ingressou na justiça eleitoral com representação por propaganda eleitoral antecipada, contra Helder Zahluth Barbalho, Manoel Gabriel Siqueira Guerreiro e Mário Henrique de Souza Guerreiro.
A representação foi motivada por entrevista realizada pelos representados em setembro de 2011 na rádio comunitária Sant’ Anna, quando, de acordo com gravação transcrita pelo MP, foi feito o lançamento da candidatura de Mário Henrique à prefeitura de Óbidos.
A Lei n° 9.504/97, base da representação da promotoria, dispõe no art.36, que a propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição. Por esse motivo o MP requereu à justiça eleitoral a notificação dos representados e a condenação ao pagamento de multa estabelecida na mesma Lei, a imposta a cada um deles, que pode variar de R$5 a 25 mil.
Segundo a promotoria, as gravações demonstraram que os representados “procuraram além de apresentar seu candidato, apontar quais suas intenções e propostas para o cargo, bem como associar sua imagem à de políticos proeminentes no estado do Pará”. E ressalta que Mário Henrique concorreu nas últimas eleições para o cargo de prefeito de Óbidos, e alcançou 34,84% do total de votos.
O MP lembra a Lei 9504/97 permite entrevista em rádios, porém veda “expressamente a menção à futura candidatura, bem como qualquer conteúdo que insira a postulação de votos, ainda que de forma mascarada”, menciona a representação.

Fonte:http://www.mp.pa.gov.br