segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Ensecadeira se estende de ponta a ponta em canal do rio Xingu, inundando trechos florestados de ilha e terra firme



A supressão da vegetação da Ilha do Pimental também avança. De acordo com moradores da região, o desmatamento já tem cerca de oito quilômetros de comprimento.

Fonte:/www.xinguvivo.org.br/2012/01/30

Amazonia Satuário Esmeralda


Amazônia santuário de esmeralda
Pôr-do-sol beija tuas águas
Pátria verde florescida
Pelas lágrimas divinas
A grinalda do luar vem te abençoar

Templos de rios, florestas,
Lagos e cachoeiras
Encontro das águas das cores da natureza
Anavilhanas, jaú, janauarí,
Macuricanã, mamirauá

Teus santuários ecológicos
Teus sublimes mananciais
Murmuram uma triste oração
A nossa fauna corre o risco extinção
Onça pintada, cutia, preguiça
Tamanduá bandeira, ariranha
Peixe-boi, tartaruga, sauim de coleira

Na revoada dos pássaros
A dança da liberdade
Não tire as penas da vida
Proteja a biodiversidade
No ermo da Amazônia
Bicho folharal cantará
Preserva a natureza
É preservar o próprio homem
Mãe, mãe natureza

MINISTERIO PUBLICO DEBATE DIRETRIZES DE ATUAÇÃO NAS QUESTÕES GRÁRIAS DO ESTADO

Foi realizada, na manhã de hoje, a primeira reunião ordinária do Grupo de Trabalho Conflitos Agrários e Fundiários no Pará (GT Agrário), ligado ao Centro de Apoio Operacional (CAO) Cível, que tem como finalidade analisar, discutir e aprofundar temas referentes à atuação do Ministério Público do Estado na mediação e resolução desses tipos de conflitos, decorrentes da posse e do uso das áreas rurais no Pará.

O GT Agrário iniciou seus trabalhos no ano passado, quando ficou definido o calendário e pauta para as reuniões ordinárias do ano de 2012. Os encontros serão sempre na última sexta-feira de cada mês.

Na reunião de hoje foi iniciada a discussão sobre a forma de atuação das promotorias agrárias no Estado do Pará, com a definição de algumas diretrizes a serem divulgadas oportunamente. O grupo também deliberou sobre a elaboração de um guia prático, com sugestões para atuação dos promotores de justiça agrários.

Participaram dos debates os promotores de justiça que já integravam o grupo, contando ainda com a participação da procuradora de justiça aposentada, Wanda Luczynski e da coordenadora do CAO Cível, promotora de justiça Sumaya Saady Morhy Pereira.

A próxima reunião do GT Agrário será dia 24 de fevereiro. “O momento inicial do próximo encontro, antes da reunião propriamente dita, terá uma palestra aberta a todos os integrantes do Ministério Público, a ser proferida pela procuradora Wanda Luczynski sobre o tema “Um resgate histórico da atuação do MP em conflitos fundiários”, destaca a coordenadora do CAO Cível Sumaya Pereira.