sábado, 9 de julho de 2011

IMAGEM DA REGIÃO DE JURUTI VELHO

HOJE É DIA DE ELEIÇÃO PARA ESCOLHER OS NOVOS INTEGRANTES DO CONSELHO TUTELAR DE JURUTI

De acordo com as informações do COMDECA (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) qualquer pessoa que estiver em dia com a justiça eleitoral pode votar.  No momento da votação o cidadão terá que apresentar o Título de Eleitor, Identidade ou qualquer outro documento oficial com fotografia.
Os Conselhos Tutelares surgiram com a criação da Lei Nº. 8.069, de 13 de julho de 1990. Esta Lei é conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Conselho Tutelar é composto por cinco membros, eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e os adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso.
Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.
Em Juruti, de acordo com o Ministério Público Estadual, é grande número de abusos sexuais praticados contra a criança e o adolescente. A justiça tem se mobilizado para combater esse tipo de crime. Mas, a família e a comunidade também são convidadas a se mobilizar.
Para ser Conselheiro Tutelar, a pessoa deve ter mais de 21 anos, residir no município e reconhecida idoneidade moral. Mas cada município pode criar outras exigências para a candidatura a Conselheiro, como carteira nacional de habilitação ou nível superior.
O exercício efetivo da função de Conselheiro Tutelar constitui serviço público relevante e lhe assegurará prisão especial, em caso de crime comum, até definitivo julgamento. De acordo com o artigo 132 do ECA, em cada município haverá, no mínimo, um Conselho Tutelar.
A eleição para escolher os novos integrantes do Conselho Tutelar de Juruti inicia às 08h da manhã e se estenderá até às 05h da tarde.

CRIANÇAS COM SUSPEITA DE PNEUMONIA PRECISAM RECEBER O ANTIBIÓTICO O QUANTO ANTES.


A Pastoral da Criança, em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), lançou (dia 4 de julho) em Curitiba a campanha "Antibiótico: primeira dose imediata". O objetivo da campanha é orientar os gestores municipais de saúde, e principalmente a sociedade, sobre a necessidade de ministrar a primeira dose de antibiótico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) logo após a consulta, em especial nos casos de crianças com suspeita de pneumonia.

E atenção você eleitor que já fez sua opção pelo sim, você terá até setembro para regularizar título.


No dia 30 de junho o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou a data para a o Plebiscito de Tapajós e Carajás, que acontecerá no dia 11 de dezembro de 2011, com abertura das secções eleitorais às 08h e encerramento às 15h.
Os eleitores que estão irregulares com o título terão até o dia 10 de setembro para se regularizar.
O cadastro encerra noventa dias antes da data do plebiscito, que se dará no dia onze de dezembro.
Então, dia onze de setembro já estará suspenso a administração do cadastro, ou seja, nós não poderemos fazer nenhuma movimentação que seja transferência, revisão ou alistamento”.
Após o encerramento do prazo, apenas a emissão de segunda via do Título de Eleitor e algumas certidões serão permitidas.
Espera-se que na consulta pública de 11 de dezembro todos os eleitores estejam regulares para que possam expressar o seu desejo sobre a divisão territorial do Pará através do voto.

A LUTA PELA CRIAÇÃO DO ESTADO DO TAPAJÓS TRILHAS NOVOS CAMINHOS

Instalado na cidade de Juruti na última 5ª feira Comitê Pró-Criação do Estado do Tapajós.
O vereador santareno Reginaldo Campos, PSB, participou do evento representando o presidente do Instituto Cidadão Pró-Criação Estado do Tapajós, professor Edivaldo Bernardo.
Na oportunidade, lideranças empresariais, políticas e comunitárias de Juruti lançaram a campanha em favor do SIM no Plebiscito.