terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

FLORESTA AMAZÔNICA SERÁ MAPEADA EM TODA SUA DIMENSÃO

26/2/2013 /

A partir deste ano, a biodiversidade do país começa a ser monitorada de perto com a criação do Inventário Floresta Nacional. A Floresta Amazônica passará por um minucioso mapeamento no segundo semestre deste ano. A iniciativa é do Ministério do Meio Ambiente.
 
O órgão pretende reunir, até 2016, informações em cerca de 22 mil pontos, sobre todos os biomas brasileiros, inclusive da Amazônia.
 
A intenção é que as áreas sejam visitadas a cada cinco anos e monitoradas de acordo com a evolução dos recursos florestais existentes, contribuindo assim para elaboração de políticas de uso e conservação das matas.
Um inventário das florestas no Brasil só foi feito uma vez, entre as décadas de 1970 e 1980, ainda assim, mapeando somente os recursos madeireiros disponíveis.
 
O futuro inventário será voltado para a obtenção de dados como desmatamento, degradação, usos e funções das florestas, biodiversidade e espécies em extinção.
 
A primeira região amazônica a ser mapeada é conhecida como Arco do Desmatamento, localizada no Pará, Rondônia e Mato Grosso.
 
Os três estados respondem por 79% dos 35 quilômetros quadrados desmatados na Amazônia Legal em janeiro deste ano, de acordo com o Imazon.

Fonte: Rádio Rural de Santarém

IMAGENS DA ASSEMBLEIA DE ELEIÇÃO E POSSE DA DIRETORIA DA ACORJUVE



 
 
 

 
 
 

 


FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA VAI COMBATER DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA

26/2/2013 /

Nesta semana, 180 soldados da Força Nacional de Segurança serão deslocados para reforçar os trabalhos de agentes ambientais no controle do desmatamento ilegal na Amazônia.
 
A informação é do presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Volney Zanardi.
 
Segundo ele, o orçamento do órgão para atividades de fiscalização recebeu, para este ano, um incremento de 76 milhões de reais, passando a mais de 130 milhões. O presidente do IBAMA não informou qual será a área específica da Amazônia que será monitorada pelos policiais.
 
Fonte: Redação da Rádio Rural

MPF VAI APURAR DENÚNCIA DE ESPIONAGEM CONTRA O CONSÓRCIO CONSTRUTOR DE BELO MONTE

26/2/2013 /
O Movimento Xingu Vivo para Sempre enviou representação pedindo elucidação dos fatos. O Ministério Público Federal recebeu hoje uma representação do Movimento Xingu Vivo para Sempre informando a descoberta de um agente contratado pelo Consórcio Construtor de Belo Monte que atuava infiltrado no movimento, gravando reuniões, fotografando pessoas e repassando informações para a empresa. A representação deu origem a um procedimento de apuração que será conduzido pela unidade do MPF em Altamira.
A descoberta foi feita durante reunião de planejamento do movimento em Altamira, no último final de semana, quando o funcionário gravava, com uma caneta espiã, tudo que se falava no recinto. De acordo com a representação, assinada pelo advogado do Xingu Vivo, Marco Apolo Santana Leão e pela liderança do movimento Antônia Melo da Silva, depois de flagrado, o próprio funcionário se dispôs a gravar em vídeo um depoimento sobre a natureza de seu trabalho para o Consórcio Belo Monte.

“Num impressionante relato, revelou um esquema de espionagem que chega a ser inacreditável em pleno estado democrático de direito”, diz o pedido de investigação. Ele disse ter sido contatado pela equipe de segurança do Consórcio com uma proposta de receber R$ 3 mil por mês para repassar informações sobre o Xingu Vivo. Negociou e aceitou fazer a espionagem por R$ 5 mil.

Ele disse que estava desempregado, nunca tinha visto tanto dinheiro e por isso aceitou a proposta. Um dos principais alvos seria Antônia Melo, uma das coordenadoras do Xingu Vivo para Sempre e a quem ele conhece pessoalmente desde a infância, por ser morador antigo de Altamira. De acordo com o depoimento em vídeo, ele repassaria tudo que descobrisse para o Consórcio mas, nos próximos dias, uma pessoa da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) iria até Altamira para ver as informações.

Ainda de acordo com o depoimento gravado, era esperado do funcionário que espionasse também os trabalhadores nos canteiros de obras de Belo Monte, para descobrir e apontar possíveis lideranças que buscassem melhorias para os trabalhadores. Ficou nos alojamentos dos operários, fez o mapeamento das lideranças, informou ao Consórcio, que demitiu cerca de 80 trabalhadores graças a essas informações.

“Estes lamentáveis fatos ocorrem em plena democracia num momento em que o Brasil se arvora internacionalmente como defensor de liberdades e signatário de diversos pactos e convenções de direitos humanos. Daí nossa indignação com esses desmandos, que não são cometidos apenas pela CCBM, mas também por uma agência de informações da Presidência da República”, diz a representação.

A representação informa o temor pela segurança dos integrantes do Xingu Vivo e pede ainda providências para a proteção do próprio funcionário. “O agente do Consórcio passa a ser uma testemunha das ilegalidades perpetradas pela empresa, nesse sentido, conforme consta em uma de suas declarações em vídeo, o mesmo se sente ameaçado pela empresa e seu serviço de segurança”, diz o documento. A investigação do MPF sobre as denúncias será conduzida pela procuradora da República Meliza Alves Barbosa.
 
Fonte: Redação da Rádio Rural com informações do MPT