quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Tropas federais serão enviadas para garantir segurança no plebiscito do Pará

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aprovou ontem o envio de tropas federais para 14 cidades paraenses em dezembro, durante o plebiscito que irá definir se o estado será dividido, com a criação do Tapajós e de Carajás.
  O pedido de reforço policial foi solicitado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).
  A data de votação é o dia 11 de dezembro, no horário entre as 8h e as 17h. Primeiro, os eleitores paraenses responderão se querem ou não a criação do Tapajós, e depois responderão o mesmo sobre Carajás.
 Segundo a relatora do pedido, ministra Cármem Lúcia, a solicitação foi feita com base no relato do secretário de Segurança Pública do Estado, Luiz Fernandes Rocha.
  A ministra acentuou que a área é historicamente conflitante pelo intenso fluxo migratório, inclusive com atritos de natureza fundiária.
  Os municípios que terão reforço na segurança são: Altamira, Brasil Novo, Monte Alegre, Santarém, Alenquer, Óbidos, Juruti;
 E ainda, Marabá, Oriximiná, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Tucumã, Orilândia do Norte, Pacajá e Anapu.
   Além da segurança, as tropas federais vão dar apoio logístico para o evento, com o transporte de urnas para regiões afastadas com o auxílio de helicópteros e barcos


Fonte:http://www.radioruraldesantarem.com.br
10/8/2011