sábado, 23 de março de 2013

ACORJUVE SUSTENTAVEL

Iniciou ontem, 22 de março na comunidade Alemanha, região do Miri, mais uma capacitação do projeto ACORJUVE Sustentavel, participam 30 comunitários, a assessoria é do Assessor técnico Agostinho Guimarães com a colaboração do coordenador do projeto Cleuton Xavier e Sara Oliveira, o curso tem a duração de três dias.

ACORJUVE 09 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS

Há nove anos era fundada a ASSOCIAÇÃO DAS COMUNIDADES DA REGIÃO DE JURUTI VELHO- ACORJUVE

Fundar ACORJUVE não foi simples, pois nesse período, as pessoas não acreditavam que queríamos fazer uma entidade diferente das que já existiam. A ACORJUVE foi pensada para o coletivo. As pessoas só pensavam no individual.


Durante 06 meses foram realizadas reuniões em cada uma das comunidades da região. Em algumas não fomos bem recebidos, pois os moradores pensavam que estávamos fazendo campanha eleitoral. Outros afirmavam que queríamos vender nossas terras para os alemães. Mas na verdade, íamos às comunidades falar da associação, que seria diferente de todas as que já existiam: uma entidade coletiva. A luta não foi fácil. Tinha dia, que íamos à comunidade falar sobre coletividade do trabalho, decisões em grupos; no outro vinha ALCOA prometendo emprego, desenvolvimento, dando brindes como camisas, cestas básicas. Era uma queda de braço todos os dias.

Mas com muita luta, chegamos ao nosso objetivo, e no dia 21 de março de 2004, no centro Tabor com cerca de 3.000 pessoas reunidas fundamos a ACORJUVE. São 09 anos de luta, dedicação, compromisso, sofrimento, decepções, alegrias.

Não esperamos reconhecimento, pois muitos querem sempre mais, mas estamos fazendo e cuidando daquilo que nos foi confiado. Rui Moura morador da comunidade Uxituba lembra que as associações que foram criadas antes da ACORJUVE não tinham a conquista da terra como prioridade, e que ele sempre será um tijolo nesta construção. Destaca que as pedras que são atiradas, machucam e por muitas vezes deixam cicatriz, mas a cura deve está no compromisso, na coragem, na sabedoria de fazer a coisa certa. E nós estamos tentando fazer a coisa certa. E com seu apoio vamos conseguir.

RADIO COMUNITÁRIA MUIRAPINIMA


Terça feira 26 de março, as 13h, no Centro de Reuniões Jamachi sede da ACORJUVE, Vila Muirapinima acontecerá a assessembleia da ASSOCIAÇÃO DA RADIO COMUNITÁRIA MUIRAPINIMA, Apresentadores de programas, tecnicos de som, direção, assesoria, conselho fiscal e presidentes das associações membros da ARCM estão sendo aguardados para participarem do evento. Pauta: elaborar resoluções para o bom funcionamento da emissora.