sábado, 10 de setembro de 2011

DELEGACIA SINDICAL DO STTR DEFINE NOMES PARA PRESIDÊNCIA

A delegacia Sindical do STTR da Região de Juruti Velho reunirá no dia 17 de setembro, com o objetivo de organizar o funcionamento da delegacia regional, com o atendimento de prestação de contas, emissão de declaração de terras e outros documentos referentes às atividades dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.
O local será no centro catequético na comunidade Vila Muirapinima.
É esperado sócios e delegados da região desde a comunidade Galileia até o Uxituba.
Durante a reunião será discutido indicação de nomes para compor a direção do Sindicato dos Trabalhadores e trabalhadoras rurais de Juruti no próximo pleito.
Para o Senhor Miguel Santarém a “efetivação deste espaço facilitará aos moradores da região, pois não precisará mais ir à cidade de Juruti para expedir uma declaração ou encaminhamentos de documentos”.

COMUNIDADE PASTORAL REUNI PARA CRIAR CONSELHO.

Com objetivo de organizar, articular, animar e deliberar as atividades pastorais acontece na manhã do dia 11 de setembro, as 9 horas, no centro tabor uma reunião de restauração do conselho pastoral  da Vila Muirapinima.
São convidados coordenadores de grupos, coordenadores de pastorais e demais lideranças da Igreja católica da comunidade.

A PRESENÇA DO BATALHÃO DE POLÍCIA AMBIENTAL DO PARÁ, EM JURUTI, QUASE GERA CONFUSÃO NA ÁREA DE ASSENTAMENTO.

É que no local, a retirada ilegal de madeira vem sendo combatida por integrantes da Associação das Comunidades da Região de Juruti Velho – ACORJUVE, que não gostaram da forma como foram abordados pelos policiais ambientais.

Na última 5ª feira, os fiscais da ACORJUVE foram surpreendidos com a chegada de uma guarnição do Batalhão de Polícia Ambiental, proveniente de Belém.

Segundo eles, os policiais chegaram ao local para dar suporte à retirada de equipamentos usados por um madeireiro que vinha explorando ilegalmente a área.

Eles reclamaram da forma como foram abordados pelos policiais e mobilizaram a imprensa, autoridades municipais e comunitários da região.

O impasse foi resolvido após uma reunião que contou com a presença do prefeito de Juruti, o presidente da ACROJUVE e lideranças comunitárias.

Nesta reunião, o presidente da ACORJUVE, Gerdeonor Pereira, explicou que tem o apoio da Polícia Federal e do INCRA para fiscalizar a área.

Ele também reclamou da forma como os trabalhadores foram abordados...

O sargento Moreira, responsável pela guarnição, explicou que o BPA tem interesse em trabalhar através de parceria com a Associação das Comunidades da Região de Juruti Velho para acabar com os constantes crimes que são praticados contra a natureza nesta área.

O prefeito de Juruti, Henrique Costa, que esteve no local destacou a importância do trabalho que a Associação das Comunidades da Região de Juruti Velho vem fazendo para a preservação do meio ambiente.

E QUEM OPTOU PELO SISTEMA DE EMISSÃO DO DOCUMENTO ELEITORAL DENOMINADO TÍTULO NET DEVE CORRER CONTRA O TEMPO.

 O sistema, que consiste no preenchimento prévio dos dados do eleitor pela internet, possibilita que a pessoa agilize o tempo no momento da emissão documento.
 Mas para isso, a pessoa deve se apressar, pois o preenchimento do formulário não garante a emissão do título eleitoral.
  Segundo o diretor da Central, o sistema beneficia, principalmente aqueles que se alistarem para receberem a primeira via do título eleitoral.
  O Título Net foi desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral, TSE, e é válido em todo o Brasil.
  Quem quiser utilizar essa modalidade deve acessar o endereço eletrônico WWW.TRE – pa.gov.br

APENAS 27 POR CENTO DOS ASSENTADOS DO OESTE DO PARÁ FORAM BENEFICIADOS COM LINHAS DE CRÉDITO

A informação foi repassada pela superintendência do Banco da Amazônia em Santarém.
Dos 11 mil assentados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária na região, apenas três mil são beneficiados e os outros oito mil não tiveram acesso a créditos.
O benefício é referente ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Pronaf, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O programa financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária.
O superintendente do Banco da Amazônia, MARIVALDO DE MELO, não informou o motivo de tantos assentados não terem sido contemplados.
  O governo federal repassou 40 milhões de reais ao Incra para a Reforma Agrária, mas não informou como vai executar.
  Ao Incra também cabe selecionar as pessoas que devem ser beneficiadas seguindo critérios do próprio órgão e o BASA deve entrar também como financiador de créditos e recursos

VACINAÇÃO CONTRA PARALISIA E SARAMPO VAI ATÉ DIA 16

A segunda etapa da campanha de multivacinação infantil contra a paralisia infantil (poliomielite) e sarampo encerra na próxima sexta feira, dia 16 de setembro.
  No Pará, cerca de 60 municípios já atingiram as metas de vacinação contra a pólio para crianças menores de cinco anos. Mas a procura pela vacina contra o sarampo ainda está abaixo do esperado pela coordenação da campanha no Estado.
  Até agora foram imunizadas 645 mil 774 crianças, que representam 71,67% do total. O Ministério da Saúde tem como meta atingir cerca de 14 milhões e 700 mil crianças em todo o país em 2011.
 Mesmo após o encerramento o período da campanha, os pais podem procurar os postos de saúde munidos dos carnês de vacinação e devem ficar atentos às datas estabelecidas no cartão.

PROERD É IMPLANTADO EM JURUTI


Representantes da Polícia Militar do Pará estiveram em Juruti, no mês de agosto, para a implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD.

O lançamento foi no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, e reuniu lideranças comunitárias, entidades que trabalham para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes e educadores.

Dos 18 municípios localizados no extremo oeste do Pará, apenas os municípios de Oriximiná e Juruti contam com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

Esses 18 municípios estão sob a responsabilidade da Décima Segunda Companhia Independente de Polícia Militar, localizada em Oriximiná.

Em Juruti, o PROERD foi implantado, inicialmente, nas escolas municipais Maria Pereira e Maria Lúcia. Vai beneficiar 120 alunos do 6º e do 9º ano do ensino fundamental.
Mas, idéia e expandir as atividades a todas as escolas da rede municipal de ensino.

ESTADO DO TAPAJÓS – LIDERANÇAS POLÍTICAS SE UNEM PARA GARANTIR A VITÓRIA DO SIM NO DIA 11 DE DEZEMBRO

A prefeita de Santarém, Maria do Carmo, o deputado federal, Lira Maia, e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santarém, Alberto Oliveira, estiveram em Juruti.
O objetivo foi pedir o apoio de políticos e lideranças locais para garantir a vitória do SIM, no plebiscito pela criação dos Estados do Tapajós e de Carajás.
Lira Maia, que é do DEM, e Maria do Carmo, do PT, deixaram de lado as divergências políticas a fim de mostrar que é hora de todos se unirem para obter êxito no plebiscito de 11 de dezembro.
A  reunião, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Juruti.

PESCADORES QUE NÃO HAVIAM RECEBIDO O SEGURO DEFESO JÁ TIVERAM AS CONTAS ACERTADAS COM O MINISTÉRIO DO TRABALHO.

 O pagamento é retroativo e referente aos meses de dezembro de 2010, janeiro, fevereiro e março deste ano, somando quase dois mil reais para cada pescador.
 A data que o superintendente do trabalho no Estado Pará, ODAIR CORRÊA, havia dado para o início do pagamento do benefício era de 15 de agosto, a partir da confecção das carteiras de trabalho.
Mas, o pagamento só começou a ser feito no dia 25 de agosto e, mesmo assim, muitos pescadores ainda enfrentam problemas para receber o seguro.
Os documentos dos pescadores que estão nessa situação já foram enviados para Belém a fim de que a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca possa resolver as irregularidades.

PACTO PELO BEM' COMEÇA A SER ELABORADO PELO GOVERNO E A IGREJA CATÓLICA

O 'pacto pelo bem', firmado há duas semanas entre o governador do estado e a Igreja Católica do Pará passou a ganhar forma.
Nesta sexta-feira (9) com a reunião do arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira e do bispo de Abaetetuba, Dom Flávio Giovenale, com o governador Simão Jatene para definir as principais áreas que devem ser prioridade no pacto.
As áreas da segurança, educação e cultura ganharão projetos específicos que serão coordenados pelas secretarias responsáveis como a de Segurança Pública (Segup), de Estado de Educação (Seduc) e o Pro Paz.
Por esse motivo, o secretario de segurança, Luiz Fernandes, o secretário especial de Promoção Social, Nilson Pinto e a coordenadora do Pro Paz, Izabela Jatene, também participaram do encontro.

'Agora daremos início ao segundo passo do nosso projeto. Apresentamos ao governador algumas propostas e os secretários e gestores irão estudá-las para nos dizer o que poderá ser colocado em prática', explicou o bispo de Abaetetuba.

Uma das propostas apresentadas pela Igreja ao governador é promover a educação por uma cultura de paz, envolvendo principalmente as escolas estaduais e a Igreja. 'Queremos fazer um trabalho preventivo. Na igreja, nós conseguimos ter uma aproximação com os problemas da comunidade, das escolas e outras instituições. Por isso é importante juntarmos forças com o governo para construirmos um pacto pelo Pará', concluiu Dom Alberto Taveira