sexta-feira, 1 de junho de 2012

FAMÍLIAS DA COMUNIDADE DO RIO VERDE SÃO DESPEJADAS EM ÓBIDOS

 Em Óbidos, a madeireira Centenor Empreendimentos S.A. derrubou casas e expulsou moradores da comunidade Rio Verde, sob a alegação de ser a proprietária das terras. A Comissão Pastoral da Terra e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Óbidos estão acompanhando mais este caso de conflito agrário na Região Oeste do Estado.
O fato aconteceu nos dias 15 e 16 de maio, com a presença da Polícia Militar, mais uma vez assistimos os desmandos do governo do Estado, agindo a favor do capital. O episódio ocorrido na comunidade Rio Verde reforça que os movimentos sociais, parlamentares compromissados com os trabalhadores da agricultura familiar, bem como sociedade organizada precisam juntar forças e vozes para barrar a impunidade crescente que cerca empresas como a Centenor e deixa ao desabrigo famílias e trabalhadores.
A comunidade Rio Verde está localizada na estrada do BEC, município de  Óbidos-Pa. 

A perturbação da madeireira começou desde 2005, quando funcionários da empresa queimaram casas e paióis dos trabalhadores. Já no segundo semestre de 2011, a empresa moveu na comarca de Óbidos uma ação de reintegração de posse contra os trabalhadores rurais que moram há mais de 5 anos na área.
Fonte:chupaosso.blogspot.com
31.06.12