sábado, 28 de julho de 2012

BOA VISTA DO CAPITÃO CELEBRA NOSSA Sra. DO CARMO

Neste final de semana encerra a programação religiosa da festividade de Nossa Senhora Do Carmo padroeira da comunidade Boa Vista do Capitão. No domingo 29, às 9h, acontece a celebração Eucarística tem a participação das comunidades vizinhas. Em seguida almoço comunitário partilhado.

COLABORADORES DA RADIO COMUNITÁRIA PARTICIPARÁ DE OFICINA


Acontecerá nos dias 03,04 e 05 de agosto a oficina de capacitação para colaboradores da radio Comunitária Muirapinima, com assessoria de Everaldo Cordeiro, a oficina tem como objetivo capacitar os colaboradores e colaboradoras que atuam na apresentação de programas e técnica de som, durante a oficina será elaborado programas e roteiros além de exercício de dicção de voz, o evento conta com o apoio das Irmãs Franciscanas de Maristella da Fraternidade Nossa Senhora da Saúde no Município de Juruti e da ACORJUVE.

GARIMPO INVADE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO NO PA

Os riscos apontados para a bacia do Tapajós deixam claro que a região amazônica, apesar do aumento nos índices de queda no desmatamento, continua a ser tratada como o grande almoxarifado de recursos naturais do planeta. As ações planejadas para a maior bacia hidrográfica do mundo não se restringem a planos de construção de uma sequência de usinas rios adentro. Bastou o governo informar que parte das terras que pertenciam às unidades de conservação da Amazônia havia sido desvinculada das áreas protegidas para que se tornassem alvo de ações de garimpo e extrativismo ilegal.

A pressão cresceu e o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) tem procurado controlar a situação e deter a entrada de pessoas na região, mas seu poder de atuação ficou reduzido, porque está restrito às áreas legalmente protegidas. “Com a desafetação (redução) das áreas, muita gente está se mexendo para entrar nas terras. Recebemos pedidos de garimpeiros e de pesquisadores para acampar na região, também estamos recebendo ameaças de invasão. A situação está muito delicada”, diz Maria Lucia Carvalho, chefe do Parque Nacional da Amazônia, ligada ao ICMBio.
 

Comunidades do PAE Juruti Velho

Comunidade Nova Esperança
Em visita as comunidades da região Juruti Velho, podemos vivenciar momentos alegres, ouvindo as histórias, os contos e as reinvindicações dos comunitários. Foram 05 dias de crescimento e descoberta pessoal, pois através da vivencia do povo a gente descobre o quanto é importante a nossa missão aqui na terra.


Comunidadde Galiléia

Comunidade Pompom

Comunidade Monte Sinai Católico