sexta-feira, 29 de julho de 2011

JURUTI ENTRA EM FESTA EM MAIS UMA EDIÇÃO DO FESTIVAL DAS TRIBOS

 O município de Juruti, na região oeste do Pará, entrou em clima de festa e rivalidade desde quinta-feira (28), com o tradicional Festival das Tribos, que tem como tema 'Amazônia: magia da vida, explosão tribal'.
Quem subiu no palco da arena do Tribódromo de Juruti para abrir oficialmente o Festribal foi a banda Biquíni Cavadão.
A programação segue até hoje dia 30, com o grande duelo das tribos Mundurukus e Muirapinima. Ontem, aconteceu a apresentação das tribos mirins e hoje, o grande duelo das tribos Mundurukus e Muirapinima, no Tribódromo do município. A tribo Muirapinima vai levar para a arena este ano o tema 'Ancestralidade'. Já a Tribo Mundurukus apresenta 'Sabedoria Indígena'.
A cidade está dividida entre as cores amarelo e vermelho dos Mundurukus e  azul e vermelho, dos Muirapinima. A rivalidade pode ser vista na decoração das casas, nas roupas usadas pelos moradores, nas bandeiras que colorem o céu de Juruti neste mês de julho e, principalmente, nos acessórios indígenas.
 Os turistas conferem de perto toda esta movimentação. A movimentação de chegada dos visitantes é intensa na cidade desde o início desta semana e mais de 30 mil pessoas devem participar do Festribal durante este final de semana.





fonte: http://www.orm.com.br/2009/noticias/default.asp?id_modulo=24&id_noticia=544846

CAMPANHA ESTIMULA CUIDADOS COM HEPATITES

Serviço inédito na internet avisará jovens sobre a hora de se vacinar contra a doença

Imagem: http://www.google.com.br/search
Entre 1999 e 2010 foram notificados 307.446 casos de hepatites virais no Brasil, incluindo os cinco tipos da doença – A, B, C, D e E. Esses foram os dados divulgados pelo Boletim Epidemiológico das Hepatites Virais no Brasil apresentado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (28). Diante desse quadro, foi lançada uma campanha nacional para conscientizar a população sobre os riscos e prevenção para enfrentamento das hepatites virais, com o objetivo de reduzir a incidência desses males e melhorar a qualidade de vida dos portadores da doença. A fim de marcar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais no Brasil, o ministério fez o lançamento de campanha publicitária com a produção de cartazes, fôlderes, spot de rádio e vídeo para TV, além de um serviço eletrônico inédito na internet que avisará os jovens sobre a hora de se vacinar contra a doença. 
O foco da campanha são fatores de risco e vulnerabilidade, prevenção, importância do diagnóstico precoce e vacinação contra a hepatite B. Com o slogan “Hepatites B e C são doenças silenciosas”, o material informativo passa mensagens específicas para seis públicos: manicures, tatuadores, gestantes, profissionais de saúde, jovens e adultos. 
As peças destinadas aos adultos estimulam o diagnóstico precoce. A hepatite B é mais frequente na faixa etária de 20 a 49 anos e a C entre as pessoas de 30 a 59 anos, mas muitas pessoas desconhecem sua condição sorológica. Os testes estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e podem prevenir as complicações que as hepatites podem causar, como a evolução para cirrose ou câncer de fígado. Além disso, a falta de diagnóstico precoce para a hepatite C também é a principal causa de indicação de transplante de fígado no Brasil.

Doença - A hepatite viral é a inflamação do fígado produzida por um vírus e pode permanecer vários anos sem apresentar sintomas. Muitas pessoas só percebem que estão doentes (principalmente as que têm os tipos B e C), quando as manifestações já são graves, como cirrose ou câncer de fígado

Fonte: Ministerio da Saude

SOLDADO CIDADÃO

 
Soldado Cidadão
Foto: Ministério da Defesa
Quando 2011 chegar ao fim, cerca de 16.500 jovens que prestam o Serviço Militar Obrigatório estarão aptos a enfrentar o mercado de trabalho em igualdade de condições com aqueles que não tiveram uma passagem da vida no quartel. A projeção é feita pelo Departamento de Mobilização (DEPMOB) do Ministério da Defesa, órgão responsável por coordenar o Projeto Soldado Cidadão. Criado em 2004, o projeto visa investir na formação profissional do jovem, para que ele saia da corporação capacitado a realizar atividades mais integradas ao cotidiano civil. O Soldado Cidadão alcança 134 municípios de todo o país. Há desde cursos em serviços gerais (eletricistas, pedreiros, marceneiros, pintores) até áreas mais específicas, como aprovisionamento (cozinheiros, padeiros, garçons), transportes (mecânicos, motoristas, pintura automotiva), saúde (auxiliares de laboratório e de farmácia) e informática (montagem e manutenção de redes, webdesigner). Somente em 2010, o Projeto formou 14.800 jovens.

por Secom em 28/07/2011 20:57hs