segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

PROOJETO QUELÔNIOS DO MIRI


Durante anos, a captura de quelônios para a alimentação foi uma atividade constante na vida de moradores de diversas comunidades da região do Miri/PAE Juruti Velho. Esta atividade reduziu de forma drástica a população de quelônios, na região com o passar dos anos, os moradores foram percebendo que a captura dos quelônios estava se tornando cada dia mais difícil e  que a quantidade de animais havia diminuindo. Para reverter essa situação, jovens da região tomaram a iniciativa e foram em busca de ajuda em diversos órgãos encontrando poucas respostas. Foi então que solicitaram apoio junto à Acorjuve, da qual  receberam boa parte da estrutura necessária para o desenvolvi
mento das atividades do projeto a ser desenvolvido nas comunidades da região. No apoio ofertado pela Associação para o trabalho dos jovens foram entregues lanternas, pilhas, gasolina e até mesmo o apoio na fiscalização. 

    O trabalho dos comunitários começa no mês de setembro, época da desova dos quelônios. Os animais encontram nas praias, formadas nas margens do lago do Miri,  o local ideal para depositar os ovos que posteriormente são recolhidos por moradores e colocados em uma chocadeira comunitária, também nas margens do lago. O nascimento acontece dois meses depois. Após o nascimento, os quelônios recebem tratamento adequado para então serem soltos nas águas do lago.

  O dia dedicado à soltura dos quelônios envolve todos os moradores das dez comunidades que formam a Região. O momento também consta de apresentações culturais como  poesias, musicas e danças relacionados a preservação dos quelônios.

A parceria com a ACORJUVE tem sido fundamental para que o projeto Quelônios do Miri venha sendo desenvolvido de forma independente desde 2013.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário