terça-feira, 1 de abril de 2014

PRIMEIRO CURSO SUPERIOR EM ÁREA DE ASSENTAMENTO NO OESTE DO PARÁ SERÁ IMPLANTADO EM JURUTI



Desde que foi anunciada a implantação do ensino superior na região de Juruti Velho, em Juruti, as mais de 2.600 famílias que habitam as 51 comunidades do assentamento vivem a expectativa de dias melhores.

O ensino superior na região será oferecido por meio do PRONERA – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, do INCRA, cuja finalidade é oferecer condições para que os moradores de assentamento possam concluir os estudos através da educação básica, cursos técnicos profissionalizantes, cursos superiores e de especialização.

Orivan Matos Júnior, assegurador do PRONERA, destacou que é grande a carência e a necessidade para que o programa seja implantado na região de assentamento.  Segundo ele, há dez anos não é oferecido cursos através do Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária “Educação é um direito básico do cidadão. Pessoas educadas, instruídas, sabem o seu direito e podem contribuir para o desenvolvimento do assentamento. É isso que queremos pra cá, trazendo cursos não só da UFOPA, mas também do IFPA, cursos voltados para a realidade do campo para que o assentamento seja independente, possa produzir, e que as pessoas possam melhorar a sua qualidade de vida”, disse Orivan.

Os cursos oferecidos pelo PRONERA são regulares, diferente dos que hoje a UFOPA tem oferecido em Juruti, que são cursos intervalares. Orivan lembrou que essa “é uma dívida história que o governo tem com as populações tradicionais”.

Everaldo Portela, assessor da ACORJUVE e professor da UFOPA, ressaltou que essa é uma luta que já dura mais de quatro anos.  “Pelo menos agora temos uma sinalização positiva de que a coisa vai acontecer. A demanda por educação nos assentamento é muito grande em toda a região oeste do Pará. Juruti Velho tem o privilégio de ser o primeiro assentamento a receber os cursos do PRONERA. Isso é resultado da organização da luta, das lideranças, do movimento do povo de Juruti Velho, pois sem isso nada seria possível. A luta do povo de Juruti Velho acaba beneficiando outras regiões que estão clamando pelos cursos do PRONERA”, destacou Everaldo.

A implantação do PRONERA foi uma reivindicação feita pela ACROJUVE – Associação das Comunidades da Região de Juruti Velho ao INCRA, que a partir de então promoveu diversas reuniões com a UFOPA. A iniciativa deve contemplar outras áreas de assentamento, haja vista que o INCRA está analisando a possibilidade de expandir os cursos do PRONERA.

Lázaro Silva, diretor de Interiorização da UFOPA, informou que a principio será implantado o curso de Pedagogia voltado para a educação no campo. “Essa é uma vocação de parte dessa região, mas a proposta é trazer outros cursos, como engenharia de pesca. O curso de Pedagogia está tramitando na procuradoria do INCRA, já houve discussão interna no colegiado de Pedagogia da UFOPA, que aprovou o curso. A nossa vinda aqui foi para discutir a questão da infraestrutura. A ACORJUVE firmou parceria a fim de viabilizar essa etapa. E se tudo der certo, as atividades iniciam no segundo semestre de 2014”, ressaltou Lázaro. O curso terá atividades teóricas e práticas. Essas últimas vão contemplar atividade de manejo, criação de animais, voltadas para a educação no campo. Esse será o diferencial em relação ao curso de pedagogia tradicional.

Gerdeonor Pereira, presidente da Associação das Comunidades da Região de Juruti Velho, garantiu que a entidade vai construir o espaço onde serão desenvolvidas as aulas. Um puxirum de limpeza do terreno acontece por toda esta 3ª feira. “Estou muito feliz com essa notícia e o que depender da associação, nós iremos fazer. Se Deus quiser, iremos construir o espaço até o mês de agosto para ser entregue à universidade”, garantiu o líder comunitário.

A seleção dos alunos se dará através de uma seleção especial, provavelmente em agosto. Serão oferecidas 30 vagas para os moradores o assentamento Juruti Velho e outras 20 para outros assentamentos localizados no município de Juruti.

Seu Izael Fernandes, assentado de Juruti Velho, reconhece a importância da implantação do PRONERA na região. “Eu fico satisfeito porque eu tenho um filho que já concluiu o ensino médio e teve que deixar a região para continuar o estudo em outra cidade. E tenho outro que está terminando o 3º ano e terá a oportunidade de estudar aqui mesmo. Acho que todos concordam que isso é bom pra todo mundo. Nós aqui do assentamento estamos torcendo para que dê tudo certo”, relatou seu Izael.