sábado, 18 de junho de 2011

PASTORAL DA JUVENTUDE ORGANIZA PRIMEIRA CAMINHADA DE FÉ COM MARIA


A Primeira Caminhada de Fé com Maria, organizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, de Juruti, vai acontecer no próximo fim de semana, dia 25, iniciando às 4h da tarde. Está confirmada a participação de jovens da paroquia Nossa da Saúde, que inclui diversas comunidades do município.
 A Primeira Caminhada de Fé com Maria faz parte da Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens, e será coordenada pela Pastoral da Juventude de Juruti.
A Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens, tem como lema: “Chega de Violência e Extermínio de Jovens”, ação concreta assumida pelas PJB (Pastorais da Juventude do Brasil – Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude do Meio Popular e Pastoral da Juventude Rural).
A campanha é uma ação articulada por diversas organizações para criar um debate junto à toda a sociedade sobre as formas de violência contra a juventude. Especialmente o extermínio de milhares de jovens que está acontecendo no Brasil. Com isso, a Campanha objetiva avançar na conscientização e desencadear ações que possam mudar essa realidade de morte.

STTR PROMOVE ENCONTRO NESTE DOMINGO

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais de Juruti Velho vai reunir neste domingo com os delegados do STTR para tratar da feira do produtor familiar. A feira vai proporcionar aos associados um local para que os mesmos possam comercializar produtos da agricultura familiar.
Na reunião também será discutido a realização de um curso de derivado da mandioca que será realizado em duas etapas. A primeira será em agosto, e a segunda, em novembro e vai acontecer nas comunidades de Pompom e Maravilha. Este curso pretende melhorar a produção da farinha de mandioca nessas comunidades. Outro assunto que será discutido nesta reunião será a criação de uma delegacia regional que servirá com ponto de referencia, na vila Juruti velho a partir de.
O ponto vai ser instalado próximo a quadra esportiva Padre Paulo Sues e vai atender todos os associados e associadas da região de Juruti Velho.

ACORJUVE TRANSFERE ASSEMBLEIA PARA O DIA 28 DE JUNHO

Em virtude de reuniões marcadas com a superintendência do INCRA; com o prefeito de Juruti e a conclusão da capacitação de Gestão Financeira do conselho, a assembleia que deveria acontecer na próxima terça-feira será transferida para o dia 18 de junho.
Segundo Simone Castro, secretaria da ACORJUVE, "todas as providencias para a realização da assembleia já foram tomadas, aguardando apenas o dia da realização".

CATÓLICOS SE PREPARAR PARA HOMENAGEAR O CORPO DE DEUS

Neste ano, a grande festa do Corpo de Deus vai acontecer na próxima 5ª feira, dia 23 de junho. O dia de Corpus Christi acontece 60 dias após a Páscoa, que cai sempre numa quinta-feira. É uma data comemorativa criada pelo Papa Urbano V, no ano de 1240. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. Para os católicos é uma festa muito importante. Para muitos  é obrigatório participar da Missa neste dia.

COLABORADORES DA RÁDIO MUIRAPINIMA PARTICIPAM DE CURSO DE CAPACITAÇÃO

 Iniciou ontem dia 16 de junho, no centro de formação, o curso de capacitação para apresentadores da rádio Muirapinima.
O curso tem como objetivo capacitar colaboradores da rádio para desenvolver melhor o trabalho, levando informação, entretenimento para os ouvintes da radio comunitária Muiapinima
Ontem pela manhã, foram avaliados a programação, o papel de cada colaborador e o comprometimento com o trabalho.
Neste sábado, o curso continua com uma oficina sobre a elaboração e a importância da notícia, com assessoria do professor Udirley Andrade.

. ECOOIDEIA REÚNE COM AS COMUNIDADES DO PAE JURUTI VELHO

A reunião é para a aplicação de questionário que vai auxiliar nas medidas e no levantamento de dados que os economistas do estudo utilizarão para cálculos de perdas e danos.
Esta será a ultima atividade da pesquisa de campo do Estudo de Perdas e Danos e deverá ocorrer durante todo mês de junho de 2011
Cerca de 15 técnicos da ecooideia estão envolvidos  no estudo, estão reunidos no bairro da Castanheira, onde está acontecendo a oficina de preparação para aplicadores do questionário
A partir de segunda-feira os técnicos iniciaram as aplicações nas quarenta e sete comunidades a meta é atingir mais de 300 pessoas.
Os trabalhos iniciaram em duas frentes, uma na área que envolve as entorno do Pompom e outra nas comunidades em torno da Vila Muirapinima na a deveram ser em 20 dias.

ACORJUVE CONCLUÍ CURSO DE GESTÃO FINANCEIRA

Aconteceu nos dias 16 e 17 de junho, no centro de Formação de Juruti Velho, a conclusão do curso de Gestão Financeira, promovido pela Associação das Comunidades da Região de Juruti Velho – ACORJUVE.
O curso teve como objetivo capacitar os conselheiros e conselheiras da instituição para o exercício da conferencia da prestação de conta.

CRIMES AMBIENTAIS NA REGIÃO DE JURUTI VELHO




Grupo de assentados apreende madeiras ilegais no PAE Juruti Velho