sábado, 16 de julho de 2011

17 DE JULHO É DIA DE PROTEÇÃO DAS FLORESTAS

O dia de 17 de Julho é o Dia de Proteção às Florestas, para nós, brasileiros, uma data como essa é de extrema relevância, visto que somos conhecidos mundialmente como o país das florestas.
 A Floresta Amazônica é a maior reserva genética e a maior floresta tropical do mundo, bem como abriga um quinto da água potável disponível na terra.
Infelizmente, esses números vêm diminuindo por conta da agropecuária e da indústria madeireira que têm devastado a região consideravelmente, tanto que nas últimas décadas o rombo provocado na região totaliza uma área superior à da França.
Apenas entre os anos de 2001 e 2002, o índice de desmatamento aumentou em 40%.
Diante desses números, cabe aproveitar a data para refletir sobre nossas atitudes e repensar as políticas públicas ambientais.

Foto: Bel - Força Tarefa em Juruti Velho - Junho 2011

 Há diversas ONGs e entidades engajadas em preservação do meio ambiente que buscam voluntários e a população também tem o direito e o dever de cobrar as autoridades responsáveis, fazer denúncias sobre exploração ilegal de reservas naturais, por exemplo.
É preciso criar projetos de responsabilidade social, comunitário e ambiental que busquem evitar que o desmatamento das florestas se alastre.
É importante Aprender com a Natureza como nossos pais e avós, a participação das escolas, das Igrejas e da comunidade em geral em realizar ações que orientando as crianças desde o Ensino Fundamental, criando assim o respeito pela mãe terra.
Terra é parte de nós, quando cuido do que é meu estou cuidando de mim – essa é uma das frases da próxima musica, si nós cuidarmos da terra, a terra cuida de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário