segunda-feira, 30 de março de 2015

ASSOCIAÇÃO MUIRAPINIMA - UMA HISTÓRIA DE SUCESSO


A Associação Cultural de Difusão Comunitária Muirapinima foi fundada em 30 de maio de 2007. A partir de 14 de janeiro de 2011 houve eleição para uma nova coordenação, seguindo, então, uma reorganização mais coesa e  comprometida com a emissora propriamente dita. Uma programação diária foi montada, obedecendo princípios das emissoras comunitárias voltadas para as ações sociais, de caráter comunitário, com participação de Igrejas e segmentos sociais. “Estamos trabalhando a fim de melhorar a grade de programação conforme às necessidades dos ouvintes, incluindo novos programas de caráter informativo e na área do esporte. Temos mantido a emissora no ar 08h diariamente com muita dificuldade por causa da falta de energia”, relata Francisco Batista, presidente da ACDCM, eleito em 02 de dezembro de 2015.

Não há uma exatidão do alcance da Rádio Comunitária Muirapinima, mas estima-se que aproximadamente 40 comunidades da região de Juruti Velho recebam o sinal da emissora. “Hoje, estamos trabalhando com 13 entidades, todas produzem programas. A cada dia estamos trabalhando para ampliar a grade de programação e dar mais espaço a essas organizações. Outras organizações já foram convidadas para participar, mas muitas ainda não se deram conta da importância de uma emissora de rádio comunitária”, afirma Alicio de Souza,  comunicador da Rádio Comunitária e membro da Igreja Assembleia de Deus.

A Rádio Comunitária conta com os serviços voluntários dos membros que assumem programas, uma vez que não podem vender comerciais. Muitos programadores iniciam seus trabalhos com entusiasmo, mas dentro de alguns meses, ou um ano, cansam e querem renumeração. Não conseguindo, desistem e vão em busca de emprego, pois não têm como conciliar a prestação de serviço na emissora com o emprego. Outra dificuldade é a falta de capacitação na arte de se comunicar pelo rádio. A maioria dos que assumem o microfone da radio entra com boa vontade, mas sem noção do que é a linguagem do rádio. Resultado disso é que muitos programas são mal produzidos, mal apresentados e logo perdem audiência.

A emissora tem uma importância muito grande, pois interliga grande parte da população da região através de informações, entretenimento, avisos, convites e músicas de qualidade. Com essa característica tornou-se uma  companhia diária para muitos que só têm o rádio como companhia. Com esse meio de comunicação fica mais fácil passar um recado às pessoas que moram em comunidades distantes, em torno de 1 a 3 horas de viagem, pois a região não conta com o serviço de telefonia móvel.

Rildo Almeida, representante da Z-42 de Juruti e apresentador do programa “A Hora do Pescador”, ressalta a importância de se ter uma emissora organizada pelas entidades, que contribuem na grade de programação, o que não seria possível em uma emissora comercial “Temos a oportunidade de trabalhar ouvindo rádio. Eu me sinto ajudado pela organização que tem a nossa emissora”, ressalta o representante da Z-42.

Hoje a associação adquiriu um terreno junto a Acorjuve e vem construindo sua sede própria através de puxiruns. O recurso para a obra vem de doações, da parceria firmada com a ACORJUVE que fez a doação dos tijolos, madeiras, telhas e ferro; outra parte como cimento e  mão de obra vem sendo mantida pela rifa beneficente realizada em dezembro. Isabel Cristina, assessora da ACDCM, ressalta a importância da organização que tem a emissora. Para ela, a Associação Muirapinima prima pelo respeito interreligioso onde todos têm vez e voz, pois na rádio comunitária não há espaço para preconceitos. “Aqui tentamos manter o respeito às opções religiosas, sociais e partidárias, penso que o importante é dar e fazer o melhor que podemos. O rádio é pra quem tem vontade, tem carinho e paixão pela comunicação, é o meio de comunicação mais belo, entusiasta, dinâmico e misterioso, pois você não sabe com quem está falando, mas sabe que tem alguém do outro lado lhe ouvindo. O rádio é fantástico e fazer rádio não tem explicação”. Isabel falou ainda que ACDCM  está construindo um espaço que será da associação de fato e de direito.

Josivan Paz - Diretor de Programação da Radio Comunitária Muirapinima
 

Um comentário: