segunda-feira, 30 de março de 2015

POLÍCIA FLAGRA DESMATAMENTO ILEGAL DE CASTANHEIRAS NO AMAZONAS


Uma denúncia levou o Batalhão de Policiamento Ambiental do Amazonas (BPAmb-AM) ao flagrante de desmatamento ilegal no município de Autazes (113 quilômetros da capital), no Amazonas. No local, uma área de proteção ambiental permanente, os infratores derrubavam árvores da espécie castanheira (Betholetia excelsa). Quatro pessoas foram presas e seis motosserras foram apreendidas.
“No local, havia dezenas de troncos de castanheiras. Era possível notar uma área bastante devastada onde muitas árvores já tinham sido derrubadas”, revelou a chefe da operação, a capitão do BPAmb-AM Priscila Parente. As árvores eram derrubadas e a madeira cortada ali mesmo. Em seguida, a madeira beneficiada era levada por barcos para ser vendida em Manaus e no Careiro.
Quatro homens que estavam no local atuando no desmatamento da área foram detidos e encaminhados à Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema). A polícia também apreendeu seis motosserras sem registros, que foram levadas com os infratores.
A castanha-do-brasil é uma árvore nativa da Amazônia, encontrada principalmente em florestas próximas a rios. A árvore é uma das mais altas da Amazônia. Normalmente, atingem entre 30 metros e 50 metros de altura, e chegam a ter 1 metro a 2 metros de diâmetro.
É uma espécie considerada vulnerável pela União Mundial para a Natureza (IUCN) e está na lista de espécies ameaçadas do Ministério do Meio Ambiente. O Decreto 5.975/2006, em sue artigo 29, diz que a espécie não pode ser explorada para fins madeireiros.
“Isso representa um dano irreparável a natureza, pois a castanheira leva anos para alcançar o grande porte. É praticamente impossível recuperar o dano”, lamenta a capitã.
(Portal Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário