terça-feira, 30 de setembro de 2014

SEMINÁRIO DISCUTIU REALIDADE DA EDUCAÇÃO NO CAMPO

O I Seminário de Educação no Campo do
Oeste do Pará teve como tema "Pronera e os desafios da Educação do Campo na Amazônia", com foco no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), do Incra.
Atualmente, tramita em Brasília (DF) um projeto apresentado pela Ufopa para implantar o primeiro curso de nível superior em assentamento da reforma agrária, no oeste paraense, que é o curso de Pedagogia da Terra, visando a...tender 30 alunos do Assentamento Agroextrativista - PAE Juruti Velho e 20 jovens dos demais assentamentos do município de Juruti, Oeste do Estado.

Representantes do Incra, da UFPA, da Ufopa, do Museu Emílio Goeldi, do IFPA (Campus Santarém), Casa Familiar Rural e de outras instituições de ensino, além de assentados da reforma agrária na região, estiveram participando do evento 46 assentados do PAE Juruti Velho, Apras, ACRPM estiveram presentes. Foram abordadas questões que envolvem a realidade da educação no campo e experiências de instituições federais de ensino com o tema.
Sexta, 26, pela manhã aconteceu uma mesa redonda com a presença dos representantes do STTR de Alenquer Sr. João Gomes e da ACORJUVE Sr. Gerdeonor P. dos Santos onde debateu o desenvolvimento do Pronera na região.
Gestores das secretarias de Educação do governo do Estado e das prefeituras do Baixo Amazonas e do eixo da BR-163 foram convidados, apenas Óbidos, Belterra, Itaituba e Rurópolis enviaram representantes.
Entidades dos movimentos sociais que atuam no campo poderão apresentar demandas de educação que irão compor um planejamento de educação para assentados de reforma agrária.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário