quarta-feira, 13 de novembro de 2013

FALTA DE ENERGIA PREJUDICA MAIS DE 4 MIL PESSOAS NA VILA MUIRAPINIMA


A alegria dos moradores dos bairros Central, Alegre, Castanheira e Prainha durou pouco...

                Há 04 dias, os mais de quatro mil moradores da Vila Muirapinima, na região de Juruti Velho, estão sem energia elétrica. Até o momento a população ainda não sabe o real motivo do problema. Alguns acreditam que o gerador foi danificado em virtude da qualidade do óleo diesel usado para garantir o funcionamento da máquina, outros, pela falta de qualificação e de capacitação do profissional responsável pela manutenção do mesmo.

                O gerador que abastece a vila e que foi adquirido pelo governo municipal, após diversas solicitações dos moradores, e entregue à Vila Muirapinima no dia 23 de outubro deste ano. Com o não funcionamento do máquina, a vila toda encontra-se sem energia elétrica, com exceção de alguns que possuem gerador próprio. A situação tem causado diversos prejuízos, principalmente aos comerciantes da vila que todos os dias são obrigados a jogar no lixo dezenas de alimentos perecíveis, que necessitam de refrigeradores para garantir a qualidade.

“Os fregueses reclamam porque o refrigerante está quente. Antes a pessoa chegava ao comércio e levava pra casa dois, três frangos. Hoje ela não pode fazer isso porque não tem como conservar o alimento. Nós, comerciantes, também não podemos comprar muitos produtos para abastecer nossos estabelecimentos. Diminuímos a quantidade de peixe e de carne. O governo precisa ter mais responsabilidade com a população da Vila Muirapinima. Aqui já é uma cidade. Só perdemos para Juruti Novo”, ressalta o comerciante João Pimentel.

                Antes da entrega do atual gerador, a vila era abastecida por outros dois menores, que foram desativados com a chegada do novo.

“A gente percebe que está faltando o administrador do distrito dar uma explicação aos consumidores. A vila recebeu um gerador novo, mas não sabemos se o problema realmente é o que está sendo comentado. Alguns dizem que o problema foi provocado pela qualidade do óleo diesel, outros dizem que a pessoa que opera a máquina não recebeu o treinamento adequado”, destaca o professor Genildo Pereira.

O professor também está preocupado com o andamento das aulas do ensino médio regular, que iniciaram recentemente, e que foram interrompidas por causa da falta de energia na escola. “As aulas estavam programadas para encerrar em 2016, mas essa data deve ser adiada”, lamenta. Genildo Pereira elenca ainda outros problemas que os moradores da Vila Muirapinima estão enfrentando em virtude da falta de energia elétrica. “À noite, além dos carapanãs, que podem causar problemas de saúde, a escuridão também ameaça a segurança pública”, ressalta o educador. As aulas das escolas da rede municipal, que à noite são reservadas aos alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos estão suspensas.

Por sorte, a Unidade de Saúde da Vila Muirapinima, que é referência na região de Juruti Velho, tem gerador de energia próprio. Caso contrário, até o atendimento de saúde seria prejudicado. A energia elétrica do DPM – Departamento de Polícia Militar da Vila Muirapinima tem sido fornecida por um dos comunitários, para que o trabalho desenvolvido pelos policiais militares e agentes comunitários não seja interrompido.

O fornecimento de água também não sofre nem um problema porque os microssistemas que garantem o abastecimento das famílias possuem gerador de energia.

A revolta dos moradores é por causa da falta de comunicação por parte do governo municipal, que não informa a verdadeira causa da interrupção no fornecimento de energia e nem fala sobre as providências que estão sendo tomadas para resolver o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário