quarta-feira, 16 de abril de 2014

ACORJUVE REALIZA AUDIENCIA PUBLICA EM JURUTI VELHO

Aconteceu sexta-feira, 11, na sede social Boca Junior, Vila Muirapinima a Audiência Publica do Programa Luz Para Todos – PAE Juruti Velho – PA Soco. Participaram representantes das 51 comunidades da Região do PAE Juruti Velho, conselheiros fiscais da ACORJUVE, lideranças do Planalto Mamuru, 80 comunitários do PA Soco, os vereadores Pedro Santarém, Janisson Natividade, deputado estadual José Maria, deputado Federal Claudio Puty e o prefeito em exercício Jonas Moraes. Durante a audiência, comunitários expressaram suas angústias e as expectativas para a chegada da tão sonhada energia elétrica. O deputado federal Claudio Puty fez uma avalição positiva em relação aos questionamentos do povo de Juruti Velho, e lamentou a ausência do Grupo Equatorial (grupo responsável pela implantação do PLPT). O parlamentar comprometeu-se em articular audiência com o Ministro de Minas e Energia em Brasília. Já o deputado Zé Maria assumiu o compromisso de articular reunião com os responsáveis do PLPT em Belém para averiguar o repasse de verbas para o encaminhamento do projeto, uma vez que, representantes da rede equatorial afirmaram em reunião realizada no dia 08 de abril em Juruti, que os recursos ainda não foram depositados para iniciar o projeto para esta região. O prefeito em exercício, Jonas Moraes, disse que sabe que as responsabilidades da prefeitura são grandes e influenciam na implantação do PLPT. Ele destacou que fará tudo que estiver ao seu alcance para que sejam executadas, já que o prefeito assinou compromisso com os comunitários e estes serão cumpridos se depender de sua pessoa, pois não quer ter passado por um matado e ser lembrado como “mentiroso”. Moraes afirmou que tem princípios e formação pastoral o que lhe deixa mais comprometido com os povos. Destacou ainda que quer andar de cabeça erguida e ser bem recebido em todas as comunidades

EM JURUTI, FEIRA DO PEIXE VIVO COMEÇA NESTA 4ª FEIRA


 Pelo menos dez toneladas de tambaqui e tabatinga serão colocadas à disposição dos moradores de Juruti a partir desta 4ª feira, 16, na I Feira do Peixe Vivo, organizada pela ACORJUVE – Associação das Comunidades da Região de Juruti Velho.
 Os preparativos para esse evento começaram há cerca de um ano, quando os criadores receberam os alevinos (500), um tanque-rede e ração para a alimentação do peixe.
Desde o último domingo, 13, embarcações da ACORJUVE estão percorrendo vinte comunidades da região de Juruti Velho, onde 17 criadores vão colocar à disposição da Feira do Peixe Vivo, o pescado que será vendido no centro de Juruti e em diversas outra comunidades ao preço de R$ 8,00 o quilo.
Na cidade, o peixe vivo poderá ser encontrado na embarcação Puxirum, na frente da cidade, somente nesta 5ª feira.
 Outra parte do pescado será vendida na Vila Muirapina, e nas comunidades Pompom, Pau D’árco, Maravilha e Miri Centro, todas na região de Juruti Velho. Nessas comunidades a Feira do Peixe Vivo começa nesta 4ª feira.
 Os peixes coletados nas comunidades estão sendo levados para a sede da ACORJUVE, na Vila Muirapina, e de lá serão enviados aos locais onde vai funcionar a Feira do Peixe Vivo.
 O dinheiro arrecadado com a venda do peixe vivo ficará com os criadores, que vão expandir a atividade na região, a fim de gerar emprego e renda em Juruti Velho.
Texto: Udirley Andrade
Fotos: Isabel Cristina/ACORJUVE
Ver mais