Moradores da vila de Juruti Velho e de 40 comunidades do município de Juruti, participaram nos dias: 16, 17, 18 e 19 de Dezembro de 2009, de mais uma oficina de conhecimentos livres do Projeto Puraqué. Ao todo, foram cerca de 150 pessoas participantes de três oficinas: Produção e tratamento de Áudio; Planejamento, captura e edição de Vídeos e Editoração gráfica eletrônica com software livre.
Na oficina de Editoração Gráfica, os comunitários tiveram a oportunidade de aprender a manusear aparelhos multimidiáticos e a trabalhar com os programas: Gimp e Inkscape, para editoração eletrônica, desde conceitos básicos de informática, até a elaboração de convites e cartazes, com o objetivo de fazer com que estes conhecimentos sirvam de base para futuras produções gráficas.
Quanto à oficina de Edição de Vídeo, nesta, os participantes se apropriaram dos aparelhos tecnológicos, com o manuseio e manipulação de hardwares e softwares ligados a produção audiovisual, em seguida saíram a campo para coletar imagens e informações para a elaboração do documentário que produziram. Após a coleta de informações e imagens, aprenderam a trabalhar com os programas: Kino e Cinelerra, que servem para a captura e edição de vídeo digital.
Por fim, na oficina de áudio, os participantes trabalharam com a criação de vinhetas, elaboração de um programa de rádio e aprenderam a utilizar os programas: Jack, Ardour, Audacity e Hydrogen, que são programas utilizados para a edição, mixagem e automatização de áudio em software livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário